O número de lives (transmissões ao vivo) promovidas por empresas caiu 29,2% no primeiro semestre de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024, segundo levantamento exclusivo da MZ Group, empresa que fornece tecnologia e inteligência para áreas de Relações com Investidores (RI).
Ao analisar comunicados sobre lives arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia identificou 46 arquivamentos, emitidos por 26 companhias de 16 setores diferentes. Entre janeiro e junho de 2024, foram 65 comunicados sobre lives, feitos por 36 empresas.
Os números indicam que as empresas estão com menos abertura para conversar com os investidores e estão buscando novos formatos após a popularização das transmissões ao vivo durante a pandemia de Covid-19.

Concentração em meses e setores
Fevereiro foi o mês com maior número de comunicados no primeiro semestre de 2025, somando 11. Maio e junho vieram na sequência, com 10 cada. Juntos, esses três meses responderam por mais de dois terços dos arquivamentos.
O setor de Máquinas, Equipamentos & Outros liderou em número de empresas participantes (6) e em volume de comunicados (10). Na segunda posição, o setor de Agricultura, Açúcar & Álcool registrou 8 comunicados.
Perfil das empresas que fazem lives
A maioria das companhias (53,8%) pertence ao Novo Mercado da B3, segmento que exige maior nível de governança. Em valor de mercado, 55,2% das empresas têm entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões. Todas as companhias analisadas são da Categoria A da CVM e têm ações negociadas na Bolsa.
Entre os executivos presentes nas transmissões, os CEOs foram os mais frequentes (36,4%). O YouTube apareceu como a principal plataforma utilizada, em 79,5% dos casos.
Impacto das empresas no mercado
O estudo também mediu a reação dos papéis após as lives. Em média, as ações das companhias subiram 0,5% no dia seguinte às transmissões, embora em menos da metade das ocasiões (46,2%) as empresas tenham registrado valorização.
O volume financeiro negociado apresentou retração de 3,6% em relação à média dos 90 dias anteriores, mas 32% das companhias observaram aumento no giro.
Tendência anual
Em 2024, o total de comunicados sobre lives arquivados na CVM foi de 139, feitos por 57 empresas.
Mantido o ritmo do primeiro semestre de 2025, a projeção para o ano é de 92 comunicados, o que significaria uma queda de 33,8% em relação ao total do ano anterior.
Para a MZ, as lives seguem como um canal importante de comunicação com investidores, especialmente pessoas físicas e companhias de menor porte.
Porém, os números indicam que a prática pode estar se concentrando em menos empresas e em formatos mais seletivos.