A MBRF (MBRF3) e a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária integral do fundo soberano da Arábia Saudita (PIF), anunciaram nesta segunda-feira (27) a expansão de sua joint venture, com a criação da Sadia Halal.
A transação, no valor de US$ 2,07 bilhões, dá origem à maior empresa de frango halal do mundo, incluindo fábricas e centros de distribuição da MBRF na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, além das empresas de distribuição no Catar, Kuwait e Omã.
Também fazem parte do negócio as exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para clientes na região MENA (Oriente Médio e Norte da África).
O mercado reagiu positivamente à notícia: às 12h18 (horário de Brasília), as ações MBRF3 subiam 7,78%, negociadas a R$ 16,20 na B3.
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Segundo Marcos Molina, chairman e controlador da MBRF, “a expansão da parceria com a HPDC visa reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo, aproximando cada vez mais as marcas dos consumidores locais e assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país.”
O executivo também explicou que o negócio é o primeiro passo para um IPO da Sadia Halal, previsto para 2027. A operação ainda está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios competentes.
Planos de IPO da nova marca da MBRF
Dois meses após a conclusão da fusão entre a BRF e a Marfrig, a MBRF amplia sua joint venture com os sauditas para o mercado halal, numa operação que deve culminar com o IPO da Sadia Halal na Bolsa de Riad, com potencial de destravar valor dentro da companhia.
Em coletiva, Molina afirmou: “a Bolsa de Riad é muito pujante, tem mais de US$ 2 trilhões e os múltiplos aqui são de dois dígitos, com empresas semelhantes negociando de 13 a 15 vezes o EBITDA.”
Ele destacou que, na transação anunciada hoje, os ativos na região estão avaliados em 9 vezes EBITDA, enquanto na B3 a MBRF negocia próximo de 5 vezes EBITDA.
O plano é realizar o IPO no começo de 2027. Por razões regulatórias, a oferta na bolsa local só pode ocorrer 12 meses após a conclusão da transação, prevista para o primeiro trimestre de 2026.
A nova estrutura reforça a parceria com a HPDC e integra todos os ativos da MBRF na região, incluindo a fábrica de processados e o centro de inovações em construção em Jeddah, além da participação na Addoha Poultry Company, produtora local de frango resfriado em Dammam, que já fazia parte da joint venture.
No fechamento, a HPDC terá 10% do capital da Sadia Halal, com previsão de aumentar para 30% e direito de chegar a 40%, por meio de aporte de capital, sendo 50% primário e 50% secundário.
Unidades da MBRF na Turquia e no Brasil ficam de fora
O acordo prevê fornecimento de produtos de frango e bovino da MBRF para a Sadia Halal por 10 anos, com possibilidade de renovação, a partir das fábricas localizadas no Brasil.
“O movimento segue a estratégia da MBRF de fortalecer suas operações no mercado Halal, onde a empresa atua há mais de 50 anos e lidera com a marca Sadia, que detém 36,2% de participação de mercado nos países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo). Atualmente, a companhia realiza cerca de 111 mil entregas mensais para mais de 17 mil pontos de venda na região”, afirma Marquinhos Molina, chairman da Sadia Halal e CEO para a Arábia Saudita.
Segundo o comunicado da empresa, a precificação dos produtos será baseada na metodologia de custo total (cost plus + 5%), seguindo as regras aplicáveis sobre preços de transferência, que regulam operações entre empresas do mesmo grupo em diferentes países.
Os ativos foram avaliados em US$ 2,07 bilhões, com faturamento líquido de US$ 2,1 bilhões nos últimos 12 meses até junho, equivalente a 7,3% da receita consolidada da MBRF. O EBITDA foi de US$ 230 milhões, dando um múltiplo implícito de 9 vezes.
As unidades da MBRF na Turquia e no Brasil não fazem parte da transação. No entanto, Fábio Mariano, Vice-presidente da MBRF para o mercado Halal e CEO da Sadia Halal destaca que “a Sadia Halal continuará potencializando a base de ativos da MBRF no Brasil, com competitividade global e habilitações para exportações para os principais mercados Halal.”
Segundo Mariano, “o fortalecimento da parceria com a HPDC também abre a possibilidade de expansão da atuação da companhia na região, ampliando a base produtiva. A partir de um portfólio complementar, que inclui a marca de bovinos Sadia Bassi, vamos continuar nos aproximando cada vez mais dos nossos consumidores e agregando valor sustentável ao nosso negócio”, complementa.
Parceria da MBRF com o HPDC
A MBRF mantinha parceria com a HPDC desde 2022, com participação de 70% e 30%, respectivamente. A joint venture já possuía 26% da produtora local de frango Addoha e uma fábrica de processados em construção em Jeddah.
Para manter a participação de 30%, a HPDC fará um aporte de US$ 500 milhões, sendo 50% destinado ao caixa da Sadia Halal e 50% para a MBRF.
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Segundo dados divulgados pela Nielsen, o mercado halal movimenta mais de US$ 2 trilhões por ano, com a proteína animal como principal segmento. A expectativa é que o consumo global de alimentos halal ultrapasse US$ 1,5 trilhão até 2027.
Com uma população muçulmana superior a 1,9 bilhão de pessoas, que cresce em ritmo duas vezes mais acelerado que a média mundial, a demanda por proteínas halal tende a se manter estável e em expansão nos próximos anos.









