O Nubank (ROXO34) anunciou nesta quarta-feira (3) que pretende obter licença bancária no Brasil a partir de 2026. A medida atende à Resolução Conjunta nº 17, editada pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na semana passada, que regulamentou o uso da nomenclatura das instituições reguladas.
No comunicado oficial, a companhia afirmou que “a inclusão de uma instituição bancária no conglomerado não implica alterações materiais nas exigências adicionais de capital e liquidez – a solidez e resiliência financeira permanecem inalteradas.”
- 🔥 Seu dinheiro pode render mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]
O Nubank afirma ainda que não haverá impacto para os clientes e que todas as operações continuam funcionando normalmente. O banco digital possui hoje mais de 110 milhões de clientes no país.
Às 12h05 (horário de Brasília) BDRs do Nubank (ROXO34) caem 0,51%, a R$ 15,68. Em Nova York, os papéis (NU) recuam 0,23%, a US$ 17,57.
BC proíbe uso do termo “banco” sem licença específica
Na semana passada, BC e CMN determinaram que instituições financeiras sem licença bancária não podem utilizar a denominação “banco” ou expressões que remetam a atividades típicas do setor, como “bank”.
Empresas que estiverem em desacordo a essa regra têm até quatro meses a partir da publicação para se adequar.
O Banco Central explicou que, “as instituições autorizadas deverão utilizar termos que deixem claro aos clientes e usuários a modalidade da instituição que está prestando o serviço.”
A orientação da autoridade se estende ao nome empresarial, nome fantasia, marca, domínio de internet e também às peças de comunicação e apresentação ao público, que deverão seguir o novo padrão.
Ao comentar sobre a nova regra, o diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan, declarou: “ao longo do tempo, tivemos vários novos modelos de negócio. Por vezes, o nome não é adequado à atividade que a instituição financeira pode prestar.”
Ele disse não ficar claro para o cliente o tipo e nível de serviço ofertados. “Isso nos preocupa porque pode trazer risco para o sistema e para o próprio cliente”, concluiu.
Estrutura atual do Nubank no país
Apesar do nome, a Nu Holdings não possui hoje licença bancária no Brasil. A empresa opera com três autorizações:
- Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (SCFI)
- Corretora de Títulos e Valores Mobiliários (CTVM)
- Instituição de Pagamento (IP)
A companhia reafirma que sua marca e identidade visual não sofrerão alteração, mesmo com a futura inclusão de uma instituição bancária na estrutura.
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, declarou: “o Nubank foi fundado há 12 anos e foi responsável pela inclusão de 28 milhões de pessoas no sistema financeiro. Nossa identidade e missão de simplificar a vida dos nossos clientes permanecem iguais.”
Ela reforçou ainda que o conglomerado já atende “todas as exigências regulatórias” e possui todas as licenças necessárias para suas atividades atuais.









