2024 começa com ótimas notícias para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo informações divulgadas pelo instituto, os benefícios sofrerão um reajuste de até 3,71%, decorrente do aumento do salário mínimo. Trata-se de uma notícia promissora para pensionistas e aposentados, que poderão contar com um incremento relevante em suas receitas mensais.
Qual é o impacto das mudanças no INSS?

As modificações propostas atingem tanto aqueles que recebem o valor mínimo, quanto os segurados que têm direito ao teto do benefício. Os pagamentos realizados em 2024 farão jus ao novo salário mínimo, o que resultará em uma melhora na qualidade de vida dos segurados.
Além deste progresso, o INSS vem articular novas diretrizes para os empréstimos consignados, visando substituir as velhas normativas que geravam divergências entre as instituições financeiras.
Novas diretrizes dos empréstimos consignados do INSS
Desde o mês de janeiro, as condições para contratar crédito consignado tornaram-se mais amigáveis aos aposentados e pensionistas. Na prática, os bancos deverão trabalhar com taxas de juros reduzidas e uma margem maior para desconto do salário.
Desta forma:
- A taxa de juros dos empréstimos consignados baixou de 1,80% para 1,76%,
- A taxa para utilização do cartão de crédito passou de 2,67% para 2,61%.
- A margem consignável, ou seja, o valor máximo que poderá ser descontado mensalmente do benefício, subiu para 45%.
Como consultar as novas taxas de juros?
Aqueles que desejarem confirmar as novas taxas terão à disposição a plataforma Meu INSS, sem a necessidade de realizarem login. Basta fazer clicar em “Taxa de juros” e o usuário terá à sua disposição uma listagem de bancos associados com os valores mais atrativos, ou poderá buscar uma instituição específica caso deseje. Com as perspectivas de reajuste nos benefícios e a nova política direcionada aos empréstimos consignados, o começo de 2024 representa bons motivos para comemoração aos pensionistas e aposentados do INSS. Apesar dos grandes desafios a serem enfrentados, essas mudanças promissoras e o compromisso do INSS de aprimorar cada vez mais os serviços prestados aos seus segurados traçam um caminho mais claro rumo a um futuro melhor.









