A produção industrial da Alemanha registrou queda de 2,4% em julho na comparação com o mês anterior, quando o índice havia apresentado uma alta de 1,7%, conforme dados divulgados pelo Departamento Federal de Estatística do país, o Destatis. A previsão do mercado era de uma retração bem menor, de 0,2%.
Os números divulgados já foram ajustados para fatores sazonais, que são variações normais de produção que ocorrem em determinados meses do ano, como férias ou feriados. Esse ajuste é importante para que a comparação reflita melhor a real situação da economia.
Impactos do setor automotivo
O resultado apresentado referente à produção industrial da Alemanha foi impactado principalmente pela cadência da atividade no setor automotivo, que recuou 8,1%, afetando o resultado geral. Em junho, a produção automotiva havia crescido 7,9%.
Com os números apresentados, o mercado segue com cautela sobre a possibilidade de uma recessão no terceiro trimestre, após dois trimestres consecutivos de contração.
Na comparação trimestral, a produção entre maio e julho apresentou uma queda de 2,7% em relação ao período entre fevereiro e abril.
Comparação por período
Na comparação com julho de 2023, a produção industrial da Alemanha teve uma queda ainda mais acentuada, de 5,3%. Esse número foi ajustado para excluir os efeitos de calendário, ou seja, levando em conta possíveis diferenças no número de dias úteis entre os períodos comparados.
A produção industrial excluídos os setores de energia e construção caiu 3,2% na comparação mensal de julho, enquanto o setor de construção registrou um avanço de 0,3%. No comparativo anual, a produção geral da indústria alemã diminuiu 5,3% em julho.
*Com informações da agência de notícias CMA
Imagem: Piqsels