A B3, Bolsa de Valores brasileira, e a A5X, nova bolsa de derivativos e futuros, firmaram um acordo de licenciamento do Market Data B3.
O contrato permitirá que a A5X utilize os dados da B3 para realizar processos internos de sua plataforma de negociação, além de criar e licenciar índices e desenvolver produtos financeiros baseados nesses dados.
A A5X ainda está em processo de autorização junto aos reguladores para atuar como bolsa, clearing e contraparte central com foco em derivativos.
- Enquanto você lê esta notícia, outros investidores seguem uma estratégia validada — veja como automatizar suas operações também.
“Como infraestrutura de mercado, somos proprietários de informações essenciais para o funcionamento dos nossos mercados, que podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de soluções de alto valor agregado pela B3 e por outros players do mercado. Mais do que operar uma bolsa, temos ampliado nossa atuação com produtos de dados e soluções tecnológicas, que vêm ganhando cada vez mais relevância dentro do nosso negócio”, comenta Mario Palhares, vice-presidente de Operações da B3.
Objetivos do acordo entre B3 e A5X
O acordo entre B3 e A5X foi firmado com três objetivos principais:
- Gestão da plataforma de negociação da A5X: inclui precificação de colateral, processos de gestão de risco e operações de negociação.
- Criação e licenciamento de índices: a A5X poderá desenvolver novos índices utilizando os dados da B3 e licenciá-los no mercado.
- Desenvolvimento de produtos financeiros: novos instrumentos poderão ser baseados tanto no Market Data B3 quanto nos índices criados pela A5X.
Carlos Ferreira, CEO da A5X, diz que a empresa está animada em anunciar o acordo de dados com a B3, destinado ao desenvolver o mercado financeiro brasileiro.
“Ele permite a introdução de novos produtos no mercado, traz maior robustez para a nossa operação e fortalece a missão da A5X de impulsionar a experiência de todos os investidores no Brasil.”, comenta.
- Investir em commodities com estratégia profissional é possível — saiba como ativar o Copy Invest do Portal das Commodities.
Parceria estratégica no mercado de capitais
Segundo Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, o acordo entre a B3 e a A5X reforça o objetivo das companhias em atuar em prol do desenvolvimento do mercado de capitais e ampliar o acesso aos investimentos no Brasil.
“Acreditamos que a colaboração é essencial para fortalecer o ecossistema financeiro nacional. Seguimos comprometidos em viabilizar o funcionamento do mercado financeiro, por meio desta e outras parcerias que gerem valor para todo o setor”, enfatiza.