A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,26% na segunda prévia de setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) nesta sexta-feira (19).
Na primeira prévia do mês, o indicador utilizado para reajustar contratos de aluguéis, tarifas públicas (como energia e telefonia) e serviços, havia avançado 0,32% e, no fechamento de agosto, aumentou 0,36%.
- Reduza a conta de energia sem obras nem investimentos. Levantamento gratuito mostra quanto você pode economizar no mercado livre de energia!
Desempenho do IGP-M por setor
O IGP-M é formado por três indicadores, com diferentes pesos no cálculo:
- Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M): com peso de 60% no índice, na segunda prévia de setembro, registrou alta de 0,31%, após variação de 0,49% na primeira prévia do mês.
- Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M): representando 30% do IGP-M, subiu 0,09% na segunda prévia de setembro, contra queda de 0,25% observada na primeira prévia.
- Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M): equivalente a 10% do índice, teve valorização de 0,22% na segunda prévia de setembro, após aumento de 0,25% na primeira prévia do mês.