O Pix tem 38% das intenções para pagamento de compras da Black Friday 2025, que ocorre no dia 28 de novembro, e deve protagonizar um espaço inédito entre os meios de pagamento, consolidando-se como o principal concorrente do cartão de crédito nas compras de fim de ano.
Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra – Black Friday 2025*, realizada pelas unidades da LWSA (Tray, Bling, Octadesk e Vindi), a preferência pelo Pix cresceu 15 pontos percentuais em relação a 2024, enquanto o cartão de crédito (ainda o meio mais utilizado) recuou de 75% para 60% das preferências entre os consumidores.
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Novas funções ampliam uso do Pix na Black Friday
De acordo com Monisi Costa, diretora de Pay e Banking da plataforma de pagamentos Vindi, a evolução do Pix tem sido impulsionada por novas funcionalidades como Pix parcelado, recorrente, agendado, por aproximação e o tradicional.
“O Pix já se consolidou como um dos principais meios de pagamento do brasileiro e vem assumindo um protagonismo crescente na Black Friday. A cada ano ele se aproxima mais do cartão de crédito, especialmente pela praticidade e pelo custo reduzido para lojistas e clientes”, afirma Costa.
Segundo dados do Banco Central, o Pix movimentou R$ 15,8 trilhões no primeiro semestre de 2025, com 37 bilhões de transações realizadas.
Costa destaca, no entanto, que o empreendedor deve oferecer múltiplas opções de pagamento. “O empreendedor deve estar preparado para ofertar todos os meios de pagamento possíveis ao cliente. Além do Pix e do cartão de crédito, o débito e o boleto ainda continuam sendo utilizados por uma parcela dos consumidores”, observa.
Preços altos fazem consumidor planejar mais para a Black Friday
A pesquisa também revelou um comportamento mais planejado entre os consumidores. Sete em cada dez (70%) afirmaram se organizar financeiramente para as compras e 60% pretendem gastar acima de R$ 500 nesta Black Friday.
Entre as categorias mais procuradas, 53% dos entrevistados pretendem comprar eletrônicos, como smartphones, games e smartwatches, e 44% buscam eletrodomésticos, como geladeiras, air fryers e micro-ondas.
Outros segmentos também se destacam: 39% devem investir em roupas, 26% em viagens e 25% em itens de beleza.
“Na Black, o consumidor encontra o momento perfeito para unir necessidade e desejo: trocar o essencial, como uma geladeira, e realizar desejos, como aquela roupa tão esperada. Para o lojista online, é a grande chance de transformar compras em experiências e fidelizar clientes”, explica Thiago Mazeto, diretor da Tray.
Frete ainda pesa na decisão de compra
Dados do estudo revelam que o frete segue como um fator determinante nas vendas online. Quase metade dos entrevistados (48%) declarou desistir da compra quando as taxas de entrega são elevadas, mesmo diante de boas promoções.
A pesquisa também mostra que a jornada de consumo é cada vez mais digital e móvel: 75% dos consumidores afirmam utilizar o celular para fazer compras online.
Os sites de lojas aparecem como o canal de compra preferido (58%), seguidos por aplicativos de marcas (52%), marketplaces (31%) e lojas físicas (29%).
“O consumidor hoje quer praticidade: ele decide e conclui a compra pelo celular, e espera ser atendido no canal de sua escolha. Essa realidade evidencia que simplicidade, agilidade e atendimento adequado às preferências do cliente não são mais diferenciais na Black Friday, mas requisitos básicos para conquistar e reter clientes”, afirma Rodrigo Ricco, diretor da Octadesk.
Reta final de preparação para a Black Friday
Os próximos meses são decisivos para os lojistas e empreendedores que precisam se preparar para a alta demanda do período.
Segundo Marcelo Navarini, diretor do Bling, o foco deve estar no planejamento de estoque, na precificação estratégica e na previsão de demanda, garantindo que os descontos oferecidos não prejudiquem as margens de lucro.
“A Black Friday se tornou o maior mês de vendas e quem se antecede com planejamento e trabalha bem esse momento consegue converter em vendas e transformar clientes ocasionais em compradores recorrentes. É uma oportunidade de fidelização que marca o calendário do varejo”, afirma Navarini.
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*O estudo entrevistou 1.018 consumidores com idade acima de 16 anos, de todas as regiões e classes sociais do Brasil, entre os dias 6 e 27 de agosto de 2025. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.