A varejista on-line Temu finalmente chegou ao Brasil nesta quinta-feira (6). A plataforma, que oferece uma ampla gama de produtos a preços acessíveis, concorre com varejistas como Amazon, Shein e Shopee, conforme comentado pelo Monitor do Mercado em março.
Estratégia de marketing?
Nos primeiros dias, a Temu está oferecendo cupons de desconto para “comemorar a inauguração”. Nesta sexta-feira (07), a plataforma oferecia cupons de R$ 16 para pedidos acima de R$ 160, R$ 40 para encomendas com valor superior a R$ 240 e R$ 75 de desconto para compras acima de R$ 315. Também está incluso um cupom de frete gratuito para todos os pedidos.

De acordo com a Goldman Sachs, a Temu está implementando um pedido mínimo de R$ 65 para cada compra, que inclui o ICMS estadual de 17%, conforme comunicado da empresa. A varejista foi aprovada para entrar no Remessa Conforme no final de maio.
Entenda como a Temu funciona
A plataforma aceita Apple Pay, PayPal, Pix, boleto e todos os principais cartões de crédito, com a opção de parcelamento em até 6x sem juros. Todos os pacotes estão sendo entregues pelos Correios com frete grátis, e, além disso, a Temu oferece um crédito de R$ 10 em caso de atraso na entrega.
Taxação a caminho
A taxação de compras internacionais de até US$ 50 recentemente aprovada pela Câmara e pelo Senado dividiu as duas gigantes que mais sofrerão o impacto da medida. A Shein se manifestou contrária à mudança, que chamou de “retrocesso”, mas a Shopee já enviou nota apoiando a mudança.
Em nota, a Shein criticou a aprovação, dizendo que o imposto de importação “nunca teve função arrecadatória” e que “a decisão de taxar remessas internacionais não é a resposta adequada, por impactar diretamente a população brasileira”.
Shopee é a favor da taxação
Em contrapartida, a Shopee apoia a taxação, defendendo o “empreendedorismo brasileiro e o ecossistema de e-commerce no país”. A empresa ressalta que tem investido na expansão da malha logística direcionada a atender as vendas nacionais.
“Atualmente, temos mais de 10 mil colaboradores em dois escritórios na cidade de São Paulo, 11 centros de distribuição, mais de 100 galpões logísticos, além de 2 mil pontos de coleta”, diz a Shopee, em comunicado.
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