Entre os dias 16 e 19 de junho, a região Sul do Brasil, abrangendo principalmente o Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina, vivenciou um período de grande instabilidade climática. Essa mudança foi impulsionada pelo deslocamento e formação de duas frentes frias, associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica tanto no continente quanto no oceano.
As chuvas vieram acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento. Segundo as previsões, as rajadas atingiram velocidades entre 60 e 80 km/h na maioria das áreas, com picos de até 90 km/h, especialmente nas áreas serranas nos dias 16 e 17.
O que esperar do clima no sul nos próximos dias?
Desde sábado (15), a chuva começou a se intensificar e está prevista para persistir até quarta-feira. Os volumes acumulados de chuva podem atingir entre 200mm e 300mm no centro-norte e noroeste do RS e no centro-sul de SC, incluindo grandes centros como a Região Metropolitana de Porto Alegre. Outras localidades também devem enfrentar acumulados significativos, embora menos intensos, variando entre 80mm e 150mm.
Impactos potenciais das rajadas de vento e chuvas intensas
O cenário descrito não só afeta o cotidiano de quem reside nessas regiões como também eleva significativamente o risco de transtornos. A Climatempo faz um alerta para a possibilidade de quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, o que poderia impactar o fornecimento e a distribuição de energia elétrica. Afirmam ainda que, dada a intensidade prevista, é crucial tomar medidas de precaução para minimizar riscos e danos.
Como se preparar para a instabilidade climática
- Verifique a estrutura de sua residência, especialmente telhados e janelas.
- Evite áreas de risco de inundação e não estacione veículos sob árvas grandes ou em ruas com inclinação acentuada.
- Mantenha-se informado através de updates frequentes dos órgãos de meteorologia e defesa civil.
As condições instáveis demandam uma atenção especial de todos na região. Manter-se atualizado sobre as previsões e seguir as orientações dos órgãos responsáveis são as melhores formas de se preparar e proteger. Esteja atento e procure manter a calma durante esse período desafiador. A segurança deve ser sempre a prioridade.