O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, terminou a última semana em queda de 0,71%, mesmo após o otimismo gerado pela elevação do rating do Brasil pela agência de classificação de risco Moody’s.
Apesar do impulso que a nova nota trouxe na sessão de quarta-feira (2), a Bolsa não conseguiu sustentar o movimento e fechou os próximos dois dias no negativo.
A Moody’s foi a segunda grande agência a elevar a nota do Brasil, citando o crescimento econômico, puxado em grande parte pelo desempenho do setor de commodities. A expectativa agora é de que esse movimento continue, com a recuperação dos preços do petróleo em função das tensões no Oriente Médio.
O IFIX, índice que representa o rendimento dos fundos imobiliários, recuou 0,99%, fazendo mínimas no ano e, segundo especialistas, abrindo oportunidades de compra. Sérgio Ricciardi, assessor de investimentos, destaca que a queda reflete um comportamento comum entre investidores, que demonstram muitas vezes hesitação em comprar ativos em baixa.
Na série “Perspectivas da Semana” o sócio da Wise Investimentos, Sérgio Ricciardi, aprofunda as tendências e eventos que pautarão o mercado financeiro. Toda segunda-feira, no canal do YouTube do Monitor do Mercado.
Mercado internacional
Nos Estados Unidos, os juros dos títulos de 10 anos (Treasuries) subiram 5,73%, pressionados pelo relatório de emprego (payroll), que trouxe números acima do esperado, sugerindo uma economia americana aquecida.
O resultado elevou a percepção de que o Federal Reserve (Fed) deverá cortar os juros em apenas 25 pontos-base, afetando a curva de juros americanos e, consequentemente, o mercado global.
Em Nova York, o S&P 500, principal índice da bolsa americana, registrou alta de 0,22%, continuando sua trajetória de máximas. O Dow Jones também renovou recordes de fechamento. No mercado cambial, o dólar teve uma leve valorização de 0,31% sobre o real.
Fed, inflação e balanços nos EUA
Para esta semana, as atenções se voltam para a ata da última reunião do Fed, sairá na quarta-feira (9), e para a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA, que pode sinalizar o caminho da inflação americana.
Também está previsto o início da temporada de divulgação de resultados das empresas do S&P 500, com destaque para o setor bancário, que inclui instituições como JP Morgan e Wells Fargo.
Bolsa brasileira: Boletim Focus, IPCA e varejo
No Brasil, os destaques econômicos da semana incluem o Boletim Focus, a divulgação do IPCA (índice oficial da inflação) e das vendas no varejo, especialmente após a elevação do rating do Brasil, que destacou o crescimento econômico do país, mesmo em um cenário fiscal ainda delicado.