As ações da Netflix (NFLX) sobem mais de 10% na Nasdaq nesta sexta-feira (18), após a divulgação do balanço da empresa demonstrar um lucro líquido de US$ 2,36 bilhões (R$ 13,4 bilhões) no terceiro trimestre deste ano.
Os resultados, que significam US$ 5,60 por ação, vieram acima da expectativa do mercado, que era de US$ 5,21 por papel da empresa. No pré-mercado em Nova York, as ações subiram mais de 6% nesta manhã. O índice Dow Jones Futuro teve uma leve alta com os resultados da Netflix somados às expectativas sobre as declarações do Fed.
Por volta de 13h (horário de Brasília), as ações da empresa registravam alta de 10,09%, cotadas a US$ 757.
Empresa superou lucros e receita no trimestre
Os resultados da Netflix registraram um crescimento de 41% nos lucros em relação ao mesmo período de 2023 e uma receita de US$ 9,83 bilhões (R$ 55,8 bilhões), representando um avanço de 15% no acumulado de um ano, enquanto o mercado projetava US$ 9,77 bilhões (R$ 55,4 bilhões). Apesar de constatar uma redução no número de novos assinantes no terceiro trimestre, o lucro por ação da empresa chegou a US$ 5,40.
Logo após a divulgação do balanço, a Netflix saltou 5% na bolsa de valores, após ter registrado uma queda de 2% no pregão regular.
Audiência ajuda Netflix a surpreender o mercado
O aumento da audiência da plataforma de streaming foi um dos importantes fatores que ajudaram a consolidar um trimestre positivo. O engajamento do público com a plataforma avançou com a nova temporada de “Emily in Paris”, que teve 51 milhões de visualizações e a série “O Casal Perfeito” alcançou 65,2 milhões; além do lançamento da série “Ninguém Quer” e “Cobra Kai”.
Por meio de relatório, a Netflix declarou que “nos três primeiros trimestres de 2024, o número de horas assistidas por membros em domicílios com assinaturas (a visão mais clara das tendências de engajamento após a introdução do compartilhamento pago) aumentou em relação ao ano anterior”; e que o engajamento continua saudável.
A gigante do streaming registrou um salto de 35% nas assinaturas de anúncios no terceiro trimestre, em relação ao período anterior, somando 5 milhões de novos assinantes.
No entanto, a Netflix registrou uma perda na base de clientes na América Latina, pela primeira vez desde o ano passado. Ao todo, foram 68 mil assinantes a menos, na comparação com 1,5 milhão adicionado no trimestre anterior.
Visando aumentar o foco sobre seus indicadores financeiros, a partir de 2025 a Netflix deve deixar de divulgar o indicador de novos assinantes. Atualmente, a empresa já tem direcionado a atenção do mercado para o impacto dos planos de assinatura com anúncios na receita.
Expectativas para 2025
Para o próximo ano, a plataforma pretende atingir uma receita de aproximadamente US$ 44 bilhões (R$ 249,8 bilhões), aumentando sua audiência com novos lançamentos de filmes e por meio do investimento em anúncios de jogos.
Segundo nota divulgada pelo Market Watch, a perspectiva da companhia para 2025 é de um crescimento da receita entre 11% e 13%, contando com o aumento no número de assinaturas.