O Ibovespa futuro chegou a subir, mas passou a cair após os dados piores do índice de preços ao consumidor (CPI, sigla em inglês) referente ao mês de agosto. O mercado apostava em uma queda de 0,1% na comparação mensal e o CPI subiu 0,1% em agosto diante de julho decepcionado os agentes financeiros. Em base anual, o CPI ficou em 8,3% e previsão era alta de 8,1%.
Por aqui, os dados de serviços vieram acima das expectativas do mercado – aumentaram 1,1% em julho na comparação mensal enquanto os analistas estimavam (+0,65) e em relação ao mesmo período do ano passado avançaram 6,3% ante expectativa de (+5,58%).
Na volta do feriado na China, o minério de ferro subiu com aumento da demanda e pode influenciar as empresas ligadas a commodity aqui no Ibovespa.
Às 9h50 (horário de Brasília) o Ibovespa futuro com vencimento em outubro caía 1,24%, aos 113.220 pontos. Os futuros norte-americanos caíam. Na Europa, os índices operavam mistos. Na Ásia, as bolsas fecharam em queda.
Segundo um analista que não quis se identificar, os números vieram piores e “acabou machucando o mercado. Para a reunião de setembro já está dado os 0,75 ponto percentual (pp), agora vamos ver os próximos encontros”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash





