Na volta do feriado de 7 de setembro em que a Bolsa brasileira ficou fechada, na sessão de hoje o Ibovespa futuro sinaliza ganho com os investidores reagindo a alta dos papéis brasileiros negociados em Nova York na véspera-os ADRs (American Depositary Receipts)- e à espera das falas do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Jerome Powell.
A autoridade monetária discursa, em painel da Conferência de Política Monetária do Instituto Cato, e pode dar mais informações sobre o ritmo de juros no país.
Mas antes, o mercado acompanha os dados de seguro-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada no sábado (3)-caíram para 222 mil e os analistas previam 239 mil solicitações.
Os investidores também repercutem a decisão do banco central europeu (BCE) em elevar os juros em 0,75 ponto percentual (pp), dentro das expectativas do mercado e o colegiado espera seguir com a elevação da taxa para combater a inflação.
Outro ponto favorável é a alta do minério de ferro na China depois do anúncio de que uma cidade chinesa que deve voltar projetos imobiliários que estavam parados.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro subia 1,00%, aos 111.675 pontos. Os índices futuros norte-americanos operavam sem direção única. A maioria das bolsas europeias registrava queda. Na Ásia, a maior parte dos índices fechou no negativo.
Segundo analistas da Ajax Capital, afastados os piores cenários relacionados ao 7 de setembro, “a Bolsa deve se recuperar”. Os investidores vão acompanhar as falas de Powell
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação