A semana começa mais positiva com o Ibovespa futuro sinalizando alta acompanhando a melhora dos mercados internacionais com a valorização das commodities e com uma notícia divulgada ontem no Wall Street Journal de que o banco central norte-americano deve subir 0,75 ponto porcentual (pp) os juros na reunião dos dias 26 e 27 e não mais 1 pp como acreditava-se na semana passada.
Os investidores seguem atentos aos balanços corporativos nos Estados Unidos e aqui. Na quarta-feira (20), a Weg (WEGE3) divulga os resultados. Amanhã (19), a Vale (VALE3) solta a prévia operacional e na quinta-feira (21) é a vez da Petrobras (PETR3 e PETR4) anunciar os números de produção e vendas.
A agenda está esvaziada por aqui e o mercado olha com atenção o Boletim Focus em que as instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) diminuíram a previsão de inflação em 2022 para 7,54% para 7,67%.
Ainda por aqui, o Congresso entra em recesso após a promulgação da PEC dos benefícios sociais.
Às 9h50 (horário de Brasília) o Ibovespa futuro com vencimento em agosto subia 0,57%, aos 98.220 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias operavam em alta. Na Ásia, os índices fecharam valorizados.
Ubirajara Silva, gestor da Galapagos Capital, comentou que a sessão de hoje deve ser de alívio com alta do petróleo e do minério de ferro. “Essa valorização das commodities deve impulsionar as ações da Petrobras e da Vale-com peso forte no índice- e ajudar a Bolsa. Na quinta-feira o papel da mineradora caiu quase 7% e hoje a performance da ação deve ser melhor”.
Em relatório os analistas da Commcor Corretora disseram que a busca por risco lá fora contribui para uma abertura positiva por aqui, com “a alta das commodities e com a possibilidade de o Federal Reserve elevar em 0,75 pp os juros nos EUA”.
Soraia Budaibes/Agência CMA (Agência CMA)
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels



