As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam de lado em sessão bastante volátil, após dados de inflação nos EUA acima do esperado.
O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) subiu 1,3% em junho na comparação com maio, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Departamento do Trabalho americano. Na comparação com junho de 2021, a alta foi de 9,1%.
A estimativa era de uma alta de 1,1% na comparação mensal para a inflação.
Estamos vendo volatilidade bastante elevada, mas uma tendência de alta para a sessão, disse Enrico Cozzolino, sócio da Levante. Os dados de inflação nos EUA vieram acima do consenso e isso traz expectativa de continuidade do aumento de juros, principalmente quando olhamos para a taxa com vencimento para janeiro de 2025, completou.
O dólar cai com mais intensidade, firmando direção. A inflação nos Estados Unidos, que subiu 1,3% em junho ante maio (projeção de 1,1%) e 9,1% no acumulado dos últimos 12 meses (projeção de 8,8%), fez com que um aumento nos juros de 0,75% na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) seja dado como certo, mostrando comprometimento do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) no combate à alta dos preços. De acordo com o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, “o resultado de hoje reforça a elevação de 0,75% na próxima reunião do Fomc, e de alguma maneira acaba com as chances de +0,5%”.
A Bolsa tem volatilidade com viés levemente positivo em um dia de dado importante nos Estados Unidos- inflação que subiu 1,3% em junho ante maio e cresceu 9,1% em base anual -e deixa os membros do Federal Reserve (Fed, banco norte-americana) com atenção redobrada aos números para um aperto monetário mais agressivo ou não. Logo mais também sai o Livro Bege- relatório do Fed sobre as condições econômicas das 12 principais regiões do país.
Veja como estava o mercado por volta das 13h30 (de Brasília):
IBOVESPA: 98.506 pontos (+0,23%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,3700 (-1,26%)
DI JAN 2023: 13,840% (-0,07%)
DI JAN 2027: 12,895% (-0,34%)
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA