A Bolsa fechou em leve alta, em uma sessão bastante volátil, oposto ao exterior, com as empresas varejistas e de construção valorizadas com os investidores aproveitando as oportunidades no curto prazo. Mais um sessão de baixa liquidez .
Os investidores ficam à espera dos dados de inflação amanhã e do Livro Bege, nos Estados Unidos para entender mais sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano). O receio de recessão ainda preocupa os agentes financeiros.
O principal índice da B3 subiu 0,05%, aos 98.271,21 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto avançou 0,13%, aos 99.325 pontos. O giro financeiro foi de R$ 19,6 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em queda.
Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital Investimentos, disse que o pregão de hoje é de oportunidades porque o mercado entendeu que os papéis do setor de varejo e construção civil, que caíram muito durante o ano, abrem possibilidades de ganho no curto prazo.
“Quedas excessivas são turbinadas com operações de venda e, em certo momento, os investidores acreditam que as ações estão muito baratas e surge o movimento de oportunidade de compra”.
Labarthe enxerga que a queda das commodities pode favorecer o arrefecimento da inflação. “O contexto de inflação mais controlada também pode contribuir positivamente para os setores mais impactados como varejo e construção civil”.
Mais cedo, Celso Fonseca, head de renda variável da Venice Investimentos, disse que a volatilidade deve continuar no pregão de hoje. “Todo mundo está esperando os indicadores nos EUA amanhã e também as expectativas ficam para os balanços por lá, que vão determinar bastante a velocidade do desaquecimento da economia e vamos ver o impacto do aumento de juros nas empresas”.
As ações de Magazine Luiza (MGLU3) subiram 11,40% com os investidores buscando oportunidade no mercado. “Existem ativos que estão bastante descontados e alguns papéis precificam o final de ciclo da taxa de juros por aqui”, disse.
Fonseca comentou que as empresas ligadas ao minério de ferro chegaram a pressionar mais o Ibovespa, mas melhoraram.” O aumento dos casos de covid na China preocupa e também a crise energética na Europa”.
Mais cedo, Nicolas Farto, especialista de renda variável da Renova Invest, disse o cenário não está positivo para as commodities “com a notícia de que a China volta a implementar lockdown por lá, isso prejudica a expectativa de demanda para várias commodities e aqui o índice é pautado por esse setor”.
Farto também comentou que aqui as questões fiscais também ficam no radar dos investidores com a PEC dos benefícios sociais, que deve ser votada hoje. “não deve ter mudança, mas a gente sabe que deve gerar um custo fiscal para o próximo ano e prejudicar o cenário local risco do processo eleitoral”.
Outro ponto destacado por Farto é a expectativa de inflação nos Estados Unidos e “deve pressionar o Fed [banco central norte-americano] além da temporada de balanço por lá que pode trazer muita revisão de lucro devido ao aumento da taxa de juros, inflação e recessão”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA