O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve anunciar ainda nesta semana a redução/retirada de tarifas sobre produtos chineses, afirma relatório da agência de notícias Dow Jones.
A medida deve diminuir a pressão inflacionária sobre alguns produtos domésticos, bem como aliviar o aperto sobre a economia chinesa.
Entre as medidas citadas pelo relatório e divulgadas na Bloomberg, devem estar incluídas a suspensão de impostos sobre bens de consumo e a criação de um mecanismo que possibilite que importadores solicitem a isenção tarifária.
Guerra Comercial
Desde o início do governo Biden, o presidente vem se aproximando mais de Pequim, indo na contramão de seu antecessor Donald Trump.
Durante seu mandato, Trump aumentou consideravelmente as tarifas sobre os produtos de importação chineses, a fim de garantir a proteção à indústria nacional e contrair a economia da China.
Com as novas tarifas, empresas que necessitavam dos insumos chineses, principalmente commodities como aço e alumínio, tiveram um aumento considerável nos custos de produção que vem se agravando com a guerra na Ucrânia.
A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, chegou a chamar as tarifas de um “empecilho para a economia” e que o governo já estava trabalhando para reconfigurá-las.