A Inflação medida pelo Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,5% em abril, contrariando as projeções de analistas, que esperavam uma alta de 0,3%, segundo dados do Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS) divulgados nesta quinta-feira (15).
O principal fator para a queda do PPI em abril foi o setor de serviços, que recuou 0,7% — a maior queda desde o início da série histórica em dezembro de 2009. No mês anterior, esse componente havia subido 0,4%.
O PPI mede a variação média dos preços recebidos pelos produtores de bens e serviços no atacado. É considerado um indicador importante para antecipar pressões inflacionárias que podem chegar ao consumidor final.
- Crédito com as menores taxas do mercado. Simule um empréstimo com home equity agora.
Queda nos serviços impacta inflação ao produtor
A queda da inflação ao produtor em abril refletiu uma demanda mais fraca por serviços como passagens aéreas, acomodações em hotéis e gestão de carteiras de investimento.
As passagens aéreas caíram 1,5%, enquanto os preços de quartos de hotel recuaram 3,1%, após já terem caído 0,5% em março. Já as taxas de administração de portfólio tiveram queda expressiva de 6,9%.
Esses três itens têm peso importante no cálculo do núcleo do índice PCE, a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos EUA.
Além disso, os serviços comerciais, que acompanham a variação nas margens de lucro de varejistas e atacadistas, caíram 1,6%. Essa categoria respondeu por mais de dois terços da queda nos serviços.
Bens e núcleo do Índice de Preços ao Produtor
Segundo dados divulgados, os preços de bens permaneceram estáveis em abril, após uma queda de 0,9% em março.
Já o núcleo do PPI, que exclui os componentes mais voláteis, como energia e alimentos, também apresentou queda, de 0,4% em abril. É um dado relevante para avaliar tendências mais estruturais de inflação.
No acumulado de 12 meses, o índice cheio do PPI registra alta de 2,4%, abaixo dos 3,4% registrados até março.
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Impacto da inflação nas expectativas de juros
A divulgação do PPI de abril ocorre dois dias após o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que subiu 0,2% em abril, dentro das expectativas. O núcleo do CPI, que também exclui alimentos e energia, registrou alta de 0,2%, abaixo da projeção de 0,3%.
A combinação de resultados abaixo do esperado nos dois principais índices de inflação reforça a visão de arrefecimento nos preços, o que pode influenciar o Federal Reserve a adotar uma postura mais flexível em relação aos juros, podendo impactar os mercados de renda fixa, ações e câmbio.