As vendas no setor de bares e restaurantes recuaram 1,6% em abril, no comparativo mensal, segundo dados do Índice Abrasel-Stone, que está sendo relançado pela Stone em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Na comparação anual, a queda foi de 1,7%. No mês passado, em entrevista ao Monitor do Mercado, o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, apostava em bons resultados para o setor, impulsionado pelas datas comemorativas, mas a volatilidade acabou afetando o desempenho.
Na visão de Solmucci, abril foi um mês atípico — ainda pela “ressaca” do Carnaval — e, embora tenha contado com o feriadão de Páscoa e Tiradentes, o movimento ficou concentrado principalmente nas cidades mais turísticas, tirando volume de outras localidades de negócios.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
“Dados de inflação mostram ainda que os estabelecimentos fizeram uma recomposição nos preços dos cardápios, que estavam muito defasados. Isso pode ter tido algum efeito no movimento”, analisa Solmucci.
Volatilidade do setor de bares e restaurantes
Apesar do resultado negativo em abril, os números não indicam uma tendência de queda para o setor, segundo o cientista de dados e pesquisador da Stone, Matheus Calvelli.
“Diferentemente do comércio, que vem apresentando sinais claros de arrefecimento desde dezembro, o setor de bares e restaurantes vem registrando ao longo de 2025 resultados mais voláteis. Neste contexto, a queda mensal de 1,6% de abril ocorreu após alta de 3% em março, o que torna uma leitura de tendência de queda prematura”, avalia.
Calvelli explica que o Índice Abrasel-Stone foi justamente criado para acompanhar essas movimentações com maior precisão e apoiar os empreendedores na adaptação de suas estratégias.
Nesta retomada, o indicador será atualizado mensalmente, acompanhando o desempenho do setor de alimentação fora do lar e refletindo nas vendas de estabelecimentos que estão conectados à estrutura financeira da Stone.
Além dos dados, empreendedores terão acesso a conteúdos exclusivos, com insights estratégicos pensados para apoiar a tomada de decisão no dia a dia dos negócios. O material será publicado mensalmente no site da Abrasel e no hub de conteúdo da Stone.
Possível avanço nos próximos meses
Para os próximos meses, o presidente da Abrasel prega cautela, mas espera que a queda se reverta. Ele aposta na força de datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados para impulsionar o setor nos dois próximos meses.
“Maio e junho costumam ser meses bons. Vamos acompanhar, esperando que a queda se reverta”, afirmou.