Os principais índices de ações do mercado europeu encerraram a sessão majoritariamente em queda nesta quarta-feira. Os investidores continuam
preocupados com o risco de inflação crescente, recessão e aumento das taxas de juros dos bancos centrais, especialmente o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
“A alta inflação tem sido o principal catalisador das ações de política monetária após a inflação dos preços ao consumidor dos Estados Unidos, mais alta do que o esperado deste mês, e como a inflação da zona do euro permaneceu em níveis recordes, todos exacerbados pela guerra em curso na Ucrânia”, afirmam os analistas da Charles Schwab.
Um indicador chamou a atenção dos investidores, que foi a inflação ao consumidor no Reino Unido, que ficou em 9,1% em maio em base anual. “Os dados claramente pressionam o Bank of England (BoE, o banco central do Reino Unido) a continuar subindo as taxas para domar a inflação, em um momento em que a economia do Reino Unido está perdendo força. O que torna os dados de hoje particularmente sombrios é o conhecimento de que a inflação provavelmente continuará subindo”, diz a analista da City Index, Fiona Cincotta.
O discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que aconteceu no final da manhã, ao Senado americano, amenizou a queda dos mercados. A bolsa norte-americana havia aberto a sessão em queda, mas subiu depois do pronunciamento de Powell, que falou que o combate à inflação é sua prioridade máxima.
“Os ativos de risco continuam a ser pressionados pelo aumento das sinalizações de recessão em Wall Street, à medida que o Fed continua comprometido em reprimir a inflação, implementando um aperto agressivo da política monetária”, explicam analistas da Wells Fargo.
O mercado europeu havia começado o dia com baixas ainda maiores, e somente o índice da bolsa da Suíça apresentou alta no final da sessão. O mesmo aconteceu com o petróleo, que apresentou forte queda, de até 6%, mas vem recuperando as perdas durante o dia.
Confira abaixo como ficou o fechamento dos mercados europeus:
FTSE-100 (Londres): -0,88%, 7.089,22 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -1,11%, 13.114,28 pontos
CAC-40 (Paris): -0,74%, 5.918,88 pontos
FTSE MIB (Milão): -1,36%, 21.788,6 pontos
IBEX-35 (Madri): -1,10%, 8.145,40 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,30%, 10.511,20 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,52%, 5.921,52 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels



