A produção industrial dos EUA registrou queda de 0,2% de abril para maio, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pelo Federal Reserve (Fed).
O resultado surpreendeu o mercado, contrariando a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que projetavam alta de 0,2% no período.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Revisão dos dados de abril
O Fed também revisou os números da produção industrial dos EUA de abril, antes considerados estáveis em relação a março, para uma leve alta de 0,1%. Esse tipo de revisão é comum e pode ocorrer à medida que dados mais completos se tornam disponíveis.
Capacidade instalada também recua
Outro indicador importante, a taxa de utilização da capacidade instalada — que mede o quanto da capacidade produtiva da indústria está efetivamente sendo usada — caiu de 77,7% em abril (dado revisado) para 77,4% em maio.
Esse nível está abaixo da média histórica de longo prazo do indicador, que gira em torno de 79,5%, o que pode indicar uma menor pressão sobre os preços na cadeia industrial.