As bolsas dos EUA fecharam esta quarta-feira (18) mistas após o Federal Reserve (Fed) manter a taxa básica de juros inalterada entre 4,25% e 4,50%, conforme o esperado pelo mercado.
Além disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que a política monetária atual está bem posicionada para lidar com riscos à economia dos Estados Unidos.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Powell destacou que os impactos das novas tarifas comerciais implementadas pelo governo americano “já começam a ser sentidos” e devem se intensificar nos próximos meses. Ele reconheceu, no entanto, que a magnitude e a duração desses efeitos ainda são incertas.
Desempenho dos índices
- Dow Jones cai 0,10% (42.171,66 pontos);
- S&P 500 recua 0,03% (5.980,86 pontos);
- Nasdaq sobe 0,13% (19.546,27 pontos).
Tensão geopolítica
A tensão entre Israel e Irã segue no radar dos investidores. Powell comentou que o conflito pode gerar alta nos preços de energia, mas reforçou que eventos geopolíticos não mudam a condução da política monetária do Fed.
Além disso, investidores monitoram informações sobre uma nova reunião do presidente dos EUA, Donald Trump, com o conselho de segurança nacional.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Movimentações no mercado corporativo
A Tesla fechou alta de 1,78%, com expectativa em torno do lançamento do robotáxi. Ainda no setor de tecnologia, Marvell avançou de 7,09%, após elevar projeção de mercado para chips de IA customizados, estimando US$ 55 bilhões até 2028.
Circle Internet teve um salto de 34,3%, impulsionada pela aprovação do Genius Act, que busca regulamentar stablecoins nos EUA. A Coinbase também subiu 16,3%, na esteira do movimento positivo do setor cripto.
Na contramão do mercado, a Bitdeer teve queda de 7,13%, após anunciar emissão de US$ 300 milhões em títulos conversíveis.
Feriado nos EUA
As bolsas de Nova York estarão fechadas nesta quinta-feira (20), devido ao feriado do “Juneteenth”, que marca o fim da escravidão nos EUA. As negociações serão retomadas na sexta-feira.