As bolsas dos EUA esta quinta-feira (24) fecharam mistas após a divulgação de uma série de balanços. O S&P 500 e Nasdaq renovaram suas máximas históricas, enquanto o Dow Jones caiu impactado pela forte queda da IBM.
No fechamento, os índices tiveram os seguintes desempenhos:
- O Dow Jones recuou 0,70%, encerrando aos 44.693,91 pontos.
- O S&P 500 subiu 0,07%, para 6.363,35 pontos.
- O Nasdaq avançou 0,18%, atingindo 21.057,96 pontos.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Movimentações do mercado corporativo
As ações da IBM caíram 8%, a maior baixa do Dow Jones. Embora a companhia tenha divulgado lucro e receita acima do esperado no segundo trimestre, analistas apontaram fragilidades.
Segundo o Morgan Stanley, a receita orgânica da área de software cresceu apenas 3,5% em relação ao ano anterior, abaixo das expectativas. Para atingir as projeções de crescimento, será necessário acelerar para 7% a 8% no segundo semestre.
O banco também destacou que os gastos discricionários continuam fracos, afetando a área de consultoria, enquanto a inteligência artificial tem canibalizado projetos tradicionais. Além disso, o desempenho forte da infraestrutura no trimestre cria uma base de comparação difícil para 2026.
A Alphabet, controladora do Google, avançou 1,03% após registrar vendas recordes. Para a corretora Schwab, a diversificação dos negócios e os investimentos em inteligência artificial indicam boas perspectivas, embora o aumento dos custos possa pressionar a lucratividade no longo prazo.
As ações da Tesla caíram 8,2%, mesmo após comentário do presidente dos EUA, Donald Trump, defendendo prosperidade no setor. O CEO Elon Musk alertou que a empresa poderá enfrentar “alguns trimestres difíceis” por causa das mudanças regulatórias nos EUA.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Segundo a BofA Securities, a companhia vive um cenário desafiador, que pode impactar margens e crescimento.
A T-Mobile US subiu 5,8% e a West Pharmaceutical disparou 23% após resultados acima das expectativas. Em contrapartida, as aéreas Southwest (-11,2%) e American Airlines (-9,62%) decepcionaram investidores.
No setor financeiro, o Bank of America ganhou 0,52% após anunciar aumento no pagamento de dividendos e autorização para recompra de ações.