O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (21) em leve queda de 0,12%, aos 134.510 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 15,5 bilhões.
A queda, próxima da estabilidade, foi atribuída por especialistas à espera dos investidores pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), previsto para amanhã (22) no simpósio de Jackson Hole.
A cautela aumentou com declarações de dirigentes regionais do Fed, como Beth Hammack (Cleveland), Raphael Bostic (Atlanta) e Jeffrey Schmid (Kansas City), indicando uma postura mais dura em relação à política monetária. Esse movimento reduziu as apostas em corte de juros já na reunião de setembro.
- Veja como um analista acumulou R$ 113 mil operando commodities — clique aqui e descubra como você pode seguir essa estratégia.
Na semana, o índice acumula queda de 1,34%, reduzindo o avanço do mês para 1,08%. No ano, o desempenho segue positivo, com alta de 11,83%.
Destaques do Ibovespa
As ações de bancos registraram perdas após a recuperação parcial de ontem. Banco do Brasil (ON) caiu 0,86% e BTG recuou 0,95%. Já Itaú (PN) subiu 0,11%.
Anderson Silva, head de renda variável da GT Capital, disse ao Broadcast que o setor continua pressionado pela incerteza sobre possíveis sanções externas ligadas à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino que afastou a aplicação imediata da Lei Magnitsky no Brasil.
Os papéis das principais commodities operaram mistos. Vale avançou 0,85%, enquanto Petrobras apresentou queda de 0,09% na ON e alta de 0,23% na PN.
Entre as maiores altas do dia ficaram Braskem (+3,79%), RD Saúde (+2,01%) e Motiva (+1,92%). Por outro lado, Yduqs (-6,03%), Porto Seguro (-3,48%) e Cemig (-3,19%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Acompanhe o gráfico Ibovespa (em tempo real):
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.