A gigante norte-americana Keurig Dr Pepper (KDP), fabricante das marcas 7Up e Dr Pepper, fechou um acordo de aproximadamente US$ 18 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões) para comprar a holandesa JDE Peet’s, dona do Café Pilão no Brasil.
O negócio, anunciado como uma das maiores aquisições da Europa em mais de dois anos, deve ser concluído no primeiro semestre de 2026.
Segundo a KDP, a compra permitirá a criação de uma companhia global de café com atuação em mais de 100 países, sendo líder ou vice-líder em cerca de 40 deles. No Brasil, além do Pilão, o portfólio inclui Caboclo, Café do Ponto, Pelé e Lor.
“Estamos aproveitando uma oportunidade excepcional para criar um gigante global do café”, disse o CEO da KDP, Tim Cofer.
A empresa também informou que a operação deve gerar US$ 400 milhões em sinergias de custos ao longo de três anos e que o lucro por ação deve aumentar já no primeiro ano da combinação.
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Estratégia de negócio da Keurig Dr Pepper
Após a aquisição, a Keurig Dr Pepper será separada em duas companhias listadas nos Estados Unidos:
- Global Coffee Co.: voltada ao café, com previsão de US$ 16 bilhões (R$ 87,1 bilhões) em vendas anuais. Será comandada por Sudhanshu Priyadarshi, atual diretor financeiro da KDP.
- Beverage Co.: dedicada a refrigerantes e energéticos, como Dr Pepper, 7UP, Snapple, Bloom e Ghost, com expectativa de US$ 11 bilhões (R$ 59,8 bilhões) em vendas anuais. Ficará sob liderança do atual CEO, Tim Cofer.
O CEO da JDE Peet’s, o brasileiro Rafael Oliveira, seguirá no cargo até a conclusão da compra.
Detalhes do acordo para criar a gigante do café
A KDP pagará 31,85 euros por ação da JDE Peet’s (cerca de US$ 37), valor que representa um prêmio de 33% sobre o preço médio dos últimos três meses. A empresa holandesa tem valor de mercado de cerca de US$ 15 bilhões, enquanto a Keurig Dr Pepper é avaliada em aproximadamente US$ 50 bilhões.
As companhias já compartilham laços societários: a JAB Holding, empresa de investimentos europeia, é controladora da JDE Peet’s e também possui participação na KDP. A JAB foi responsável pela fusão de 2018 entre Keurig e Dr Pepper.
O movimento cria uma nova concorrente direta da Nestlé, que domina o setor com marcas como Nespresso e Nescafé. A receita da suíça no segmento de café foi de US$ 28,7 bilhões em 2023.
Segundo Duncan Fox, analista da Bloomberg Intelligence, o negócio “criará uma concorrente global mais forte, a número 2 em café atrás da Nestlé, fortalecendo sua posição nos EUA”.
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Desafios do setor de café
O negócio de café da KDP, que inclui o Green Mountain e as máquinas Keurig, vinha enfrentando dificuldades devido à maior concorrência nos EUA e à alta dos grãos, mas registrou melhora recente após reajustes de preços.
O setor também sofre impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Atualmente, há uma tarifa de 50% sobre importações de café do Brasil. “Os impactos das tarifas se tornarão significativos”, disse Tim Cofer, em entrevista ao The Wall Street Journal.
Reações do mercado
Após o anúncio, as ações da Keurig Dr Pepper caíram 8,9% em Nova York, reportando a maior queda intradiária em mais de cinco anos.
A S&P alertou que pode rebaixar a classificação de crédito da companhia devido ao aumento da dívida para financiar a aquisição.
Já as ações da JDE Peet’s subiram até 18% em Amsterdã, refletindo a valorização oferecida pela KDP.
Apesar da queda, as ações da Keurig acumulam alta de quase 10% em 2024, impulsionadas pelo bom desempenho do segmento de bebidas. As ações da JDE Peet’s quase dobraram no ano, apoiadas por receitas estáveis e mudanças na política de remuneração aos acionistas.
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Negócio de café é história antiga
A operação atual reverte parcialmente a fusão de 2018 entre Keurig e Dr Pepper, orquestrada pela JAB Holding, que criou um grupo global de bebidas quentes e frias.
Desde então, enquanto o negócio de café perdeu fôlego, os refrigerantes e energéticos da KDP mostraram crescimento, incluindo a aquisição da marca de energéticos Ghost, em 2023, por mais de US$ 1 bilhão.