As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) fecham em alta nesta quarta-feira (13) após surpresas com o Indice de Preços ao Produtor dos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês).
O índice subiu 1,4% em março na comparação com o mês anterior, após a alta de 0,9% em fevereiro, já descontados os fatores sazonais, informou o Departamento do Trabalho. Analistas previam alta de 1,1% em março.
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
Flávio Serrano, head de análise macroeconômica da Greenbay Investimentos, acredita que o mercado foi surpreendido com o resultado de PPI mais pressionado.
“O Indice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) veio abaixo do esperado ontem, com desaceleração de automóveis e aluguéis, o que fez com que a curva caísse”, diz. “O dado de atividade veio um pouco mais forte hoje, o que fez com que as curvas subissem lá fora”, completa.
Fernando Franklin, sócio da Amaril Franklin, lembra que a inflação nos EUA está batendo recorde atrás de recorde e a pressão na curva de juros, hoje, está acompanhando o dólar, também em leve alta.
“O aumento de juros nos EUA força que dólar não venha para cá. E a expectativa é de aumento de juros cada vez maior”, diz.
Já Rafael Passos, economista da Ajax Capital, destaca que os dados do CPI trouxeram um alívio pontual, com ressalvas.
“Os dados qualitativos seguiram negativos: índices de difusão elevados, com inflação de serviços acelerando, e uma inflação cada vez mais espalhada”, diz. “Ou seja: os dados de inflação mantêm viés mais duro do Fed com relação a trajetória de alta de juros”, completa.
Por volta das 16h40 (horário de Brasília), o DI para janeiro de 2023 tinha taxa de 13,065% de 13,100% % no ajuste anterior projetava taxa de 12,700%, de 12,680%, o DI para janeiro de 2025 ia a 12,030%, de 12,000% antes, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 11,720% de 11,075%, na mesma comparação. No mercado de câmbio, o dólar operava em alta, cotado a R$ 4.6900 para venda.
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA

