O Ibovespa futuro cai em dia em que os investidores ficam no aguardo da ata da última reunião, de março, do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, sigla inglês), após os comentários, na véspera, da diretora do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) Lael Brainard, que disse estar preocupada com a inflação e que os juros devem subir de forma metódica, além de reduzir o balanço patrimonial em maio. A fala de Lael assustou o mercado e a Bolsa fechou em queda de quase 2%.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Os investidores monitoram as notícias em relação à indefinição no comando da Petrobras, após a desistência de Adriano Pires para a presidência da estatal. Outros fatores de atenção do mercado são as novas sanções aplicadas à Rússia pela União Europeia e as que os Estados Unidos devem anunciar ainda hoje. Os lockdowns na China também ficam no radar dos agentes financeiros devido ao impacto no crescimento do país e pressão nas commodities.
Às 9h44 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em abril perdia 0,40%, aos 118.735 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias caíam. Os índices asiáticos fecharam no negativo.
Segundo os analistas da Ajax Capital, em relatório, espera-se a manutenção de uma mensagem mais dura dos membros do Fed na ata de hoje e alguma sinalização adicional sobre o plano de redução do balanço patrimonial. “Uma eventual deterioração externa deve afetar a Bolsa por aqui e ata também pode sinalizar as apostas de um ajuste mais rápido da Fed Fund Rate”.
Os analistas da Mirae Asset, afirmaram em relatório, que a expectativa em dia de ata do Fed é de “uma mensagem mais hawkish diante da escalada das commodities e os efeitos sobre a economia norte-americana”. Em relação à Petrobras, os analistas disseram que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, segue buscando quem queira assumir o conselho e a presidência da estatal. “A crise era totalmente evitável se Bolsonaro não tivesse ‘demitido’ de forma abrupta o general [Joaquim] Silva e Luna”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem; Piqsels

