A XP retomou a cobertura de 3R Petroleum com recomendação de compra e preço-alvo de R$76,70, que considera 80% de upside, citando como as principais razões para a visão positiva o baixo Fator de Recuperação em relação à média mundial curto/médio prazo e o alto crescimento da produção com o desenvolvimento de ativos maduros.
A XP vê um upside atraente o suficiente para apoiar a recomendação de compra em todo o setor e afirma que, quando comparada aos seus pares, a 3R está sendo negociado com um desconto de 25%.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
“No entanto, notamos que novas expansões por meio do plano de desinvestimento da Petrobras (especialmente para ativos em terra) estão se tornando escassas”, comentaram os analistas.
A análise destaca que o mercado brasileiro de juniores de óleo e gás nasceu com o desinvestimento dos ativos maduros da Petrobras para focar na exploração do pré-sal, o que abriu caminho para empresas como 3R adquirirem vários campos e aumentarem o Fator de Recuperação (o Brasil tem um dos mais baixos do mundo). “Aplicando várias técnicas (e investimento), essas empresas podem aumentar a produção de campos maduros, mais uma vez. Os riscos para a tese giram em torno execução, oscilações de preços de petróleo/câmbio e acidentes operacionais”, comenta.
“A 3R foi muito rápida na aquisição de vários campos onshore (e alguns offshore) do plano de desinvestimentos da Petrobras, com múltiplos de entrada muito baixos. Considerando as reservas 2P, a 3R é o maior player Jr no Brasil, com 443 milhões boe (incluindo nossas estimativas preliminares para o Polo Potiguar), com um dos valuations mais descontados. No entanto, a falta de histórico e os desafios do campo Papa Terra são fontes de riscos”, avaliam.
No pregão de hoje, a ação RRRP3 fechou em alta de 1,44% a R$ 43,40, a segunda maior do Ibovespa.
Cynara Escobar / Agência CMA
Imagem:
Copyright 2022 – Grupo CMA

