As taxas curtas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em leve alta com as expectativas do mercado ancoradas na taxa Selic.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Quem explica é Marcelo castro, sócio-diretor Pronto! Invest: “O presidente do Banco Central contou uma boa e uma má notícia na semana passada. A ruim é que haverá mais uma alta de 1% na taxa Selic de alta vai se encerrar após isso”, diz.
A Bolsa opera no campo negativo oposto às bolsas em Nova York em um dia de realização de lucros com os investidores à espera de um substituto de Rodolfo Landim no Conselho de Administração da Petrobras e com a informação do jornal “O Globo” que Adriano Pires teria desistido do cargo de presidente da estatal. As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) perdiam 2,35% e 1,90%. Na sessão de hoje, as varejistas também caíam. Os papéis das Americanas SA (AMER3) e Magazine Luiza (MGLU3)recuavam 1,35% e 2,85%. Os investidores seguem acompanhando os desdobramentos em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia e o lockdown na China por causa do avanço da covid-19. O petróleo sobe mais de 3% no mercado internacional.
O dólar acelerou o ritmo de queda. A continuidade e piora no conflito entre Rússia e Ucrânia contribui com um cenário global de volatilidade, e consequente valorização das commodities, o que segue fortalecendo o real. Para o head de análise macroeconômica da GreenBay Investimentos, Flávio Serrano, “no curtíssimo prazo, o câmbio acabou sendo beneficiado pela guerra, mas isso teve impacto negativo na inflação, como no preço do petróleo”. Serrano explica que o real já opera abaixo do valor baseado nos fundamentos técnicos, que gira em torno de R$ 4,80: “A questão é saber até quando as commodities irão continuar em alta, com os bancos centrais começando a subir os juros”, contextualiza.
Veja como estava o mercado por volta das 13h25 (de Brasília):
IBOVESPA: 121.128 pontos (-0,36%)
DÓLAR À VISTA: R$ 4,6200 (-0,98%)
DI JAN 2023: 12,660 (+0,23%)
DI JAN 2027: 10,915(-0,27%)
Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Geraldo Falcão/Agência Petrobras, via Agência Brasil






