O Senado Federal deve votar nesta quarta-feira (5) o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil mensais e tributa dividendos. A proposta é relatada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que pode apresentar seu parecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (4).
Calheiros pretende ajustar o texto antes da votação, mas busca um acordo para evitar que o projeto precise voltar integralmente à Câmara dos Deputados. Uma das alternativas discutidas é desmembrar a proposta, enviando de volta apenas os trechos que sofrerem alterações.
- Muita gente vai pagar imposto a mais por falta de informação. Na quarta-feira (5), às 19h, o Monitor do Mercado explica o que fazer com a nova tributação de dividendos. Assista grátis no YouTube!
A estratégia tem o objetivo de acelerar a tramitação e permitir que a nova faixa de isenção entre em vigor mais rapidamente, caso seja aprovada.
Resistência na Câmara
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), relator do texto na Casa e adversário político de Renan Calheiros em Alagoas, critica a possibilidade de desmembramento. Segundo ele, qualquer modificação feita pelo Senado obrigaria o retorno integral do projeto para uma nova votação na Câmara.
Entenda o impacto da tributação de dividendos na prática
Diante da complexidade e da importância do tema, o Monitor do Mercado, em parceria com a Wiser Investimentos, fará uma live gratuita nesta quarta-feira (5) com especialistas em Direito Tributário e investimentos para explicar o que muda, quando muda e como se planejar para não sofrer com a mudança. Confira:
Evento: Live “Tributação de dividendos — o que muda para investidores e empresários em 2026”
Data: 5 de novembro, às 19h
Local: YouTube do Monitor do Mercado
Participantes: Eduardo Diamantino (tributarista) e Francisco Jovetta Neto (diretor de Plan & Wealth da Wiser), com mediação de Marcos de Vasconcellos (Monitor do Mercado). Garanta sua vaga clicando aqui.
Durante a transmissão, os convidados vão responder dúvidas práticas como:
- O que realmente muda com a tributação de lucros e dividendos para investidores, empresários e profissionais liberais?
- Ainda vale a pena distribuir lucros até 2025 para evitar imposto?
- Como ficam as pequenas empresas e os profissionais liberais?
- Quais alternativas legais podem reduzir o impacto da nova carga tributária?









