Localizada no Cinturão Verde da Grande São Paulo, Mogi das Cruzes é um destino que floresce como a “Capital Nacional da Orquídea”. A cidade, com forte influência da imigração japonesa, une a tranquilidade de uma cidade do interior com a infraestrutura de uma metrópole.
Quais são as atrações que você não pode perder?
O grande destaque da cidade é o cultivo de flores, sendo o Orquidário Oriental uma parada obrigatória para os amantes da natureza, onde é possível comprar e admirar espécies raras. A cidade também celebra suas raízes no campo com a famosa Festa do Divino Espírito Santo e o Festival Akimatsuri.

Para o lazer ao ar livre, o Parque Centenário da Imigração Japonesa oferece um refúgio de paz com seus jardins e lagos. Para os mais aventureiros, o Pico do Urubu proporciona uma vista panorâmica de toda a região e é um ponto de encontro para a prática de voo livre.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Parque Centenário: O principal parque da cidade, com inspiração japonesa.
- Pico do Urubu: Vista panorâmica e local para prática de voo livre.
- Orquidários: A cidade possui vários produtores abertos à visitação.
- Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo: Raro conjunto arquitetônico do período colonial.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Mogi das Cruzes possui um clima subtropical, semelhante ao da capital paulista, com verões quentes e chuvosos e invernos amenos e mais secos. Por estar próxima à serra, a cidade pode apresentar uma maior nebulosidade e um clima mais ameno.
A melhor época para visitar é durante a primavera, especialmente em setembro, quando acontece a Festa das Orquídeas, o evento máximo da cidade. Nesse período, a cidade está florida e o clima é muito agradável para os passeios. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 449.955 pessoas (2022)
- DDD: 11
- Clima Predominante: Subtropical Úmido
- Localização: Grande São Paulo
O custo de vida é mais baixo que o da capital?
Sim, um dos principais atrativos de Mogi das Cruzes é o custo de vida mais acessível em comparação com a capital, São Paulo. Os preços de moradia, educação e serviços são consideravelmente mais baixos, oferecendo uma excelente qualidade de vida, veja abaixo o vídeo do canal MAIS 50:
Essa vantagem, somada à boa oferta de empregos e à proximidade com a capital, tem feito de Mogi um destino cada vez mais procurado por famílias. Informações sobre a estrutura da cidade estão disponíveis no portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para quem visita a cidade, o Centro oferece boas opções de hotéis e acesso fácil ao comércio. A região da Vila Oliveira também é uma excelente escolha, por ser um bairro nobre com restaurantes e serviços sofisticados.
Para morar, a Vila Oliveira é o bairro mais desejado, conhecido por seus condomínios de alto padrão. Bairros como Socorro, Alto do Ipiranga e César de Souza também são muito procurados pela ótima infraestrutura e tranquilidade. O potencial da região é destacado pelo Governo de São Paulo.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Vila Oliveira: O bairro mais nobre e sofisticado.
- Centro: Ideal pela conveniência e acesso ao comércio.
- Parque Santana: Boa infraestrutura e próximo a um dos shoppings.
- Socorro: Tradicional, tranquilo e com boa oferta de serviços.









