Refúgio da família real brasileira no século XIX, Petrópolis é a Cidade Imperial na Serra Fluminense do Rio de Janeiro. Suas ruas charmosas, palácios e museus guardam a memória viva do Brasil Império, atraindo amantes de história e arquitetura.
Quais são as atrações que não posso perder?
A principal atração é o Museu Imperial, antiga residência de verão de Dom Pedro II, que abriga o mais importante acervo do período. A poucos passos dali, a Catedral São Pedro de Alcântara, em estilo neogótico, guarda o mausoléu da família imperial.

Outros pontos icônicos são o Palácio de Cristal, uma estufa de vidro e ferro presenteada pela Princesa Isabel, e a Casa de Santos Dumont, a “Encantada”, uma pequena vila cheia de invenções curiosas. Para compras, a Rua Teresa é o maior polo de moda a céu aberto do estado.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Museu Imperial: A principal joia da coroa na cidade.
- Catedral São Pedro de Alcântara: Onde descansa a família imperial.
- Palácio de Cristal: Palco de eventos e de uma bela arquitetura.
- Rua Teresa: Famoso polo de compras de roupas.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
Petrópolis possui um clima tropical de altitude, o que garante temperaturas amenas durante o ano todo. Os verões são agradáveis e com chuvas de curta duração, enquanto os invernos são frios e secos, sendo a época perfeita para curtir o charme da cidade.
A alta temporada é no inverno, especialmente em julho, quando ocorre a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão. Para quem busca a cidade mais vazia e preços melhores, a primavera e o outono são excelentes opções. Veja um resumo da cidade a seguir.
- População Estimada: 278.881 pessoas (2022)
- DDD: 24
- Clima Predominante: Tropical de Altitude
- Localização: Região Serrana do Rio de Janeiro
O custo para visitar a Cidade Imperial é alto?
O custo de uma viagem para Petrópolis pode ser considerado moderado. Os preços de hospedagem e gastronomia são mais elevados no Centro Histórico e durante a alta temporada de inverno, mas a cidade oferece opções para todos os bolsos, confira abaixo o vídeo do canal Viciada em Viajar:
A maioria das atrações históricas cobra ingresso, então é bom planejar o orçamento. A economia da cidade gira em torno do turismo e serviços, e mais informações podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Petrópolis.
Quais os melhores bairros para se hospedar ou viver?
Para turistas, o ideal é se hospedar no Centro Histórico, o que permite explorar a pé a maioria das atrações. O bairro Valparaíso é conhecido por ser um polo gastronômico, com ótimas pousadas e restaurantes.
Para quem busca luxo e tranquilidade, o distrito de Itaipava é o destino certo, com seus condomínios, hotéis-fazenda e alta gastronomia. A diversidade da região é um dos destaques do estado, promovido pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro.
Confira os melhores bairros para se hospedar ou morar:
- Centro Histórico: Ideal para turistas, com tudo por perto.
- Valparaíso: O polo gastronômico da cidade.
- Itaipava: Refúgio de luxo e tranquilidade na serra.
- Quitandinha: Onde fica o famoso palácio-hotel.









