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Comunicado geral para todos os motoristas que compraram carro usado

Patrick Por Patrick
18/nov/2025
Em Economia, Notícias
Vendeu o carro, mas o IPVA chegou no seu nome? Saiba o que fazer agora

Comunicado dirigido a motoristas que adquiriram carro usado com orientações importantes - Créditos: depositphotos.com / joasouza / Créditos: depositphotos.com / rmcarvalhobsb / Créditos: depositphotos.com / lucidwaters

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Vender um veículo usado envolve muita burocracia, e a situação fiscal do carro é um ponto central na negociação. Dúvidas sobre o IPVA atrasado são a principal preocupação de compradores e vendedores durante o processo de transferência de propriedade.

A venda pode ser realizada com o débito existente?

Sim, a negociação (a “venda” em si) é um ato comercial livre entre duas partes, independentemente da situação fiscal. O vendedor pode perfeitamente encontrar um comprador que aceite o carro com a dívida do IPVA e abata o valor do negócio.

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O problema não está na venda, mas sim na transferência oficial da propriedade. O comprador não conseguirá emitir um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) em seu nome enquanto o débito estiver pendente no sistema do Detran.

Vendeu o carro, mas o IPVA chegou no seu nome? Saiba o que fazer agora
Comunicado dirigido a motoristas que adquiriram carro usado com orientações importantes

Quem é o responsável legal pelo pagamento do débito?

A responsabilidade pelo pagamento do IPVA é sempre do proprietário do veículo na data do fato gerador (dia 1º de janeiro de cada ano). Se o vendedor não pagou o imposto, a dívida está vinculada ao CPF/CNPJ dele e ao Renavam do carro.

No entanto, o débito “persegue” o veículo. O novo comprador, embora não seja o devedor original, fica impedido de licenciar o carro até que a dívida antiga seja quitada, criando um impasse que deve ser resolvido na negociação.

Leia também: A nova regra do IPVA promete mais justiça para pessoas PCDs

Como deve ser feita a regularização para a transferência?

Para que o Detran autorize a transferência de propriedade, o veículo deve estar 100% quitado. Isso inclui todas as pendências de IPVA (antigos e o do ano atual), multas de trânsito e a taxa de licenciamento anual.

O ideal é que o valor do débito seja abatido do preço de venda do carro. O comprador paga o valor menor ao vendedor, e usa a diferença para quitar a guia do imposto (na Sefaz), garantindo que o pagamento será feito antes de assinar o recibo (ATPV-e).

Quais os riscos para o comprador se ele assumir a dívida?

O maior risco para o comprador é a impossibilidade de circulação. Um veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado anualmente. Se o comprador for parado em uma blitz, o veículo será apreendido por estar com o licenciamento irregular (infração gravíssima).

Além da apreensão, a dívida assumida pode ser maior do que o esperado. O débito sofre multas e juros diários, baseados na taxa Selic. Se o comprador demorar a quitar, o valor cresce, e ele fica preso a um carro que não pode legalmente usar.

Os principais riscos da inadimplência incluem:

  • Apreensão do veículo por falta de licenciamento (infração gravíssima).
  • Inclusão do nome do devedor original na Dívida Ativa.
  • Aumento do débito com multas e juros (Selic).
  • Impedimento total da transferência de propriedade no Detran.
Comunicado geral para todos os motoristas que compraram carro usado
Comunicado dirigido a motoristas que adquiriram carro usado com orientações importantes – Créditos: depositphotos.com / itchaznong@gmail.com / Créditos: depositphotos.com / Nobilior

Onde consultar os débitos do veículo oficialmente?

A verificação de débitos é a obrigação número um do comprador antes de fechar o negócio. Essa consulta deve ser feita usando o Renavam e a placa do veículo nos portais oficiais do governo estadual, e não apenas confiando na palavra do vendedor.

A consulta de débitos de IPVA é de competência das Secretarias da Fazenda (Sefaz), mas o Detran de cada estado costuma unificar essas informações. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) (antigo Denatran) é a autoridade máxima que regulamenta o registro.

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