O Pix passou a oferecer, desde domingo (23), um novo sistema capaz de rastrear todo o caminho do dinheiro em casos de fraude, golpes ou coerções envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos, ampliando as chances de recuperar valores desviados.
A atualização reforça o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que já está disponível para uso facultativo pelos bancos, mas será obrigatório a partir de 2 de fevereiro de 2026, alterando a forma como as instituições tratam transações suspeitas e pedidos de ressarcimento.
O MED foi lançado em 2021, um ano após a criação do Pix, para permitir devolução rápida de valores em situações de golpe ou fraude; mas, em 2022, o Banco Central e as instituições viram a necessidade de ampliar o alcance da ferramenta.
Na versão original, a devolução só ocorria na primeira conta que recebia o dinheiro fraudado. Criminosos, porém, costumam repassar os valores rapidamente para outras contas, dificultando o bloqueio.
- 🔥 Seu dinheiro pode render mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]
Francisco Gomes Junior, presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor (ADDP) e especialista em golpes digitais, destaca que a mudança corrige um ponto estrutural sensível do Pix.
“Quando o rastreamento ficava preso apenas à primeira conta, as quadrilhas se aproveitavam para pulverizar o dinheiro imediatamente. Agora, o sistema acompanha a trilha dos valores, aumentando a chance de recuperação e dificultando a ação dos criminosos”, afirma.
Para o especialista, outra alteração relevante é possibilidade de que a devolução seja realizada a partir de contas diferentes daquelas usadas no golpe, “um ajuste que confere mais agilidade ao processo de ressarcimento e diminui a dependência de um único canal para viabilizar o retorno do valor”.
Como funciona o novo rastreamento do Pix
Com o aprimoramento, o MED passa a identificar “possíveis caminhos dos recursos”, e o mapa das transferências será compartilhado entre todos os bancos envolvidos.
A devolução poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação feita pelo usuário.
Para investidores, o reforço tende a aumentar a segurança operacional do Pix, que tem participação crescente nas transações financeiras do país.
Além disso, para Junior, o aperfeiçoamento do MED reforça a confiabilidade do sistema. “O Pix segue evoluindo e se tornando mais robusto. A ampliação do MED melhora a resposta às vítimas e aumenta a responsabilidade das instituições financeiras diante de golpes e fraudes”, conclui.
Botão de contestação integrado ao Pix
Desde 1º de outubro, o Pix conta com o “botão de contestação”, disponível nos aplicativos dos bancos e integrado ao MED. Após o acionamento do botão, a contestação do Pix passa a ser feita integralmente de forma digital, sem necessidade de contato com um atendente da instituição financeira.
O recurso acelera o bloqueio dos valores enviados a contas utilizadas por criminosos e aumenta as chances de recuperação do dinheiro em menor tempo.
Assim que o usuário aciona o botão, a informação é enviada imediatamente ao banco do recebedor. A partir desse momento, os valores disponíveis na conta de destino são bloqueados, total ou parcialmente, conforme o saldo existente.
Segundo o Banco Central, a ferramenta facilita o pedido digital de contestação em casos de fraude, golpe ou coerção e elimina a necessidade de atendimento humano. O botão também acelera o bloqueio dos valores nas contas suspeitas.
Como pedir o dinheiro de volta
O Banco Central orienta que o pedido de devolução seja registrado na instituição financeira em até 80 dias após a transação.
Passo a passo:
- O usuário reclama na instituição
- O banco avalia o caso e, se identificar golpe, bloqueia os valores na conta do recebedor
- A análise é concluída em até 7 dias
– Se não houver fraude, o recebedor tem o valor desbloqueado
– Se houver fraude, o dinheiro é devolvido em até 96 horas, total ou parcialmente - Se a devolução for parcial, o banco do fraudador deverá realizar novos bloqueios sempre que houver créditos na conta, até completar o valor ou até 90 dias da transação original
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Quando o MED não se aplica
A ferramenta não pode ser usada em casos de desacordos comerciais, disputas entre pessoas de boa-fé ou erros do usuário, como envio para chave incorreta.









