As bolsas dos EUA fecharam a sessão desta sexta-feira (12) em queda, pressionadas pela piora do sentimento de risco no mercado. Ontem (11), o Dow Jones e o S&P 500 renovaram seus recordes de fechamento.
Com o aumento da aversão ao risco, o índice VIX, conhecido como “índice do medo”, subiu 5,99%.
- Está com dúvidas sobre suas finanças? Fale agora com a Clara, a assistente virtual do Monitor do Mercado. Iniciar conversa
O movimento refletiu a queda das ações do setor de tecnologia, após notícias envolvendo Broadcom e Oracle reacenderem preocupações sobre possível sobrevalorização dos investimentos em inteligência artificial (IA).
Confira o desempenho dos principais índices:
- Dow Jones cai 0,51% (48.458,05 pontos);
- S&P500 recua 1,07% (6.827,41 pontos);
- Nasdaq perde 1,69% (23.195,17 pontos).
Na semana, Dow Jones acumulou ganho de 1,05%, enquanto S&P 500 caiu 0,63% e Nasdaq recuou 1,62%.
Movimentações no mercado de ações
As preocupações com a valorização das empresas de tecnologia se intensificaram após a divulgação dos resultados da Broadcom. Embora a companhia tenha superado as estimativas de lucro e receita, o mercado reagiu negativamente aos dados sobre pedidos de clientes.
Com isso, as ações da Broadcom caíram 11,43%. Segundo análise do Swissquote, a reação negativa ocorreu porque as expectativas do mercado estavam elevadas.
O movimento de queda ganhou força após relatos de que a Oracle pode atrasar em até um ano a entrega de data centers para a OpenAI. As ações da empresa recuaram 4,47%.
De acordo com o Swissquote, o episódio reforçou a percepção de que, apesar da demanda por soluções de IA seguir elevada, os altos investimentos e a incerteza sobre a monetização limitam o aumento da exposição dos investidores ao setor.
- A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O movimento negativo se espalhou por outras empresas do segmento. AMD caiu 4,81%, Micron recuou 6,70%, Nvidia perdeu 3,27%, Dell teve baixa de 6,22% e Intel caiu 4,30%.
Na ponta positiva, ações ligadas ao setor de cannabis registraram fortes ganhos. Segundo a CNBC, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva para permitir a reclassificação da planta, o que pode alterar o enquadramento tributário das empresas do setor. As ações da Tilray Brands subiram 44,13%, enquanto a Canopy Growth avançou 53,98%.
Entre os destaques individuais, a Eli Lilly subiu 1,8% após divulgar resultados positivos de um medicamento experimental para perda de peso, ainda em fase de testes clínicos.

