Os números recentes de exportações ajudaram a orientar o comportamento das principais commodities agrícolas nesta semana, segundo análise de Guto Gioielli, analista CNPI e fundador do Portal das Commodities, nesta quarta-feira (7).
Segundo Gioielli, a China deve importar cerca de 12 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos. As estimativas mais recentes indicam que aproximadamente 9 milhões de toneladas já estariam contratadas, com a expectativa de conclusão desse volume até o fim do mês.
- Se você quer investir com autonomia, segurança e profundidade, a Trilha da Virada Financeira 2026 é o caminho. Clique aqui e descubra!
Para ele, esse movimento está relacionado a compromissos comerciais firmados entre EUA e China. As exportações ajudaram a dar sustentação às cotações da soja, que subiram mais de 1% hoje em Chicago (referência global para o mercado). Confira a análise na íntegra:
Milho reage ao consumo interno dos EUA
O milho reagiu a sinais de fortalecimento da demanda interna nos Estados Unidos, enquanto a soja encontrou suporte no avanço das compras externas.
No grão, o fator principal foi a demanda doméstica dos Estados Unidos. Segundo Guto, os dados mais recentes indicaram um consumo interno acima do esperado, o que ajudou a impulsionar os preços futuros do grão.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa
Apesar de números mais fracos no setor de etanol — com aumento de estoques e redução de produção e consumo —, o mercado avalia que esse cenário tende a melhorar com a mudança sazonal do clima.
O etanol é um dos principais destinos do milho nos EUA, especialmente com o uso da mistura E15, que contém maior proporção do biocombustível.
Exportações e contratos futuros
Os números de exportação seguem como um dos principais direcionadores dos contratos futuros, que são acordos de compra e venda para entrega em datas futuras. Esses contratos servem tanto para proteção de preços quanto para estratégias de investimento.
Segundo o analista, os volumes negociados nos contratos de milho e soja indicam interesse contínuo do mercado, mesmo em semanas de menor volatilidade.
- Se você quer investir com autonomia, segurança e profundidade, a Trilha da Virada Financeira 2026 é o caminho. Clique aqui e descubra!
Outras commodities no radar
Além dos grãos, Guto comentou que o café passou por um movimento de correção após altas recentes, enquanto o mercado do boi gordo segue atento ao desempenho do consumo interno. No petróleo, o noticiário internacional envolvendo a Venezuela continua influenciando as cotações.
A combinação entre exportações, demanda doméstica e fatores geopolíticos segue como elemento central para a leitura do mercado de commodities nas próximas semanas.





