O VIX, conhecido pelo mercado como índice do medo, disparou 8% apenas nesta terça-feira (16). Quem sentiu os efeitos foi o Ibovespa, que opera hoje totalmente no vermelho: sem nenhuma ação em alta.
Em janeiro, tradicionalmente, o mercado tem um viés positivos. Os investidores voltam das férias (que geram o Rali de Natal) e com a energia renovada do ano novo, se reposicionam e impulsionam as ações.
Entretanto, o que o mercado está observando é uma grande ressaca. Os investidores estão menos confiantes, querendo se livrar de seus ativos de risco e, com o mercado inteiro precificado, as expectativas diminuem e, portanto, a possibilidade de ganho no risco.
O resultado disso é a venda de ativos de alto risco – como os das Bolsas de valores emergentes.
No Brasil, os investidores realizam os lucros de dezembro (que não são poucos), para investirem em Bolsas e ativos de menor risco.
Nesta terça-feira (16), às 13h40, não há nenhuma ação sequer em alta no Ibovespa e o índice cai 1,37%.