O Copom manteve a Selic em 13,75%, com comunicado mais duro, apesar de reconhecer deterioração do crédito. Por outro lado, o Comitê reconheceu a melhora da situação fiscal. A avaliação foi feita pelos economistas do Bank of America (BofA), que mantém a projeção de Selic em 11% ao final do ano, com maiores riscos de atraso no primeiro corte, esperado pelo banco para maio.
O Copom reiterou que não hesitará em retomar o ciclo de aperto se necessário. No front externo, o comitê mencionou o aumento da incerteza e volatilidade devido a episódios envolvendo bancos da União Europeia e EUA. Os membros do conselho afirmaram que a inflação e suas medidas subjacentes permanecem acima dos níveis consistentes da meta. As pressões inflacionárias globais resilientes e a incerteza sobre o novo quadro fiscal foram destacadas como riscos ascendentes para a inflação, bem como expectativas mais longas mais elevadas.
Por outro lado, o conselho removeu a “incerteza ainda elevada” da avaliação da postura fiscal e reconheceu melhorias – a saber, o restabelecimento dos impostos sobre combustíveis. Pesando para o lado negativo, o conselho destacou a nova queda nos preços das commodities, desaceleração do crescimento global maior do que o esperado e, acrescentando uma nova preocupação, um aperto de crédito doméstico mais profundo do que o compatível com o atual estágio da política monetária.
“No comunicado, achávamos que o comitê desistiria da promessa de ‘não hesitar em retomar o ciclo de aperto caso o processo desinflacionário não ocorra conforme o esperado’, porém, a comunicação foi mais hawkish do que nossa expectativa, deixando uma alta na mesa e acrescentando pressão adicional por uma revisão para cima na meta de inflação à frente. Continuamos esperando que o ciclo de flexibilização comece em maio, com um corte de 25pb, mas reconhecemos maiores riscos de atraso, dado o tom do comunicado. Esperamos a taxa Selic em 11,00% ao final do ano e 9,50% ao final de 2024”.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação