O desempenho das exportações brasileiras para a China será crucial para o aumento das exportações brasileiras em 2023. É o que aponta o Icomex da FGV.
As projeções do Fundo Monetário Internacional apontam uma desaceleração no crescimento da economia mundial e das principais economias, exceto a China.
“Os dados de janeiro da balança comercial não permitem conclusões sobre as perspectivas da balança comercial. A dúvida é se um possível maior crescimento das exportações para a China será suficiente para compensar a queda nas exportações para os outros mercados, como os Estados Unidos, Argentina e União Europeia”, afirmou a universidade em relatório.
Segundo o Icomex, o ano começou com perspectivas positivas para as exportações brasileiras, mas o cenário internacional está sujeito a choques, seja no campo geopolítico, com um possível acirramento das tensões entre Estados Unidos e China, seja de possíveis surpresas quanto ao desempenho da economia chinesa. “Numa primeira leitura avaliamos que haverá crescimento das exportações brasileiras em 2023 em relação a 2022”, completou.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash