Golpes na Uber são uma realidade infeliz para muitos usuários do popular aplicativo de transporte no Brasil. Motoristas mal-intencionados podem solicitar pagamento em dinheiro apesar de outro método selecionado, prolongar intencionalmente a viagem para aumentar o valor ou até não finalizar a corrida após o desembarque. A seguir, vamos detalhar os principais golpes na Uber e como você pode se proteger contra eles.
Motorista não finaliza a viagem após desembarque
Um truque comum é quando o motorista não encerra a corrida após o passageiro ter saído do carro. O usuário, achando que tudo ocorreu normalmente, percebe depois que a corrida continua em andamento e o valor subiu consideravelmente.
Para se proteger, verifique sempre se a corrida foi finalizada no aplicativo assim que sair do carro. Caso isso aconteça, você pode reaver o valor entrando no suporte do aplicativo: vá em “Atividade”, selecione a corrida, desça a tela e clique em “Ajuda com sua viagem”. Depois, aperte em “Revisar minha tarifa” e explique o que ocorreu.
Viagem mais longa propositalmente: Como evitar e o que fazer?
Esse golpe acontece quando o motorista escolhe um caminho mais longo, diferente do indicado pelo GPS, para aumentar o valor da corrida. É comum tanto em Uber quanto em táxis tradicionais.
Ao entrar no carro, certifique-se de que o motorista está seguindo o caminho sugerido pelo GPS ou indique um trajeto de sua preferência. Se for necessário alterar o percurso devido a algum motivo, o motorista deve informar o passageiro.
Pagamento em dinheiro solicitado quando outro método foi selecionado
Golpistas podem pedir para realizar o pagamento em dinheiro, apesar de outro método como cartão de crédito ou débito ter sido selecionado no aplicativo. Se você não escolheu a opção de pagamento em dinheiro, não ceda às pressões do motorista.
Verifique sempre o método de pagamento antes de aceitar a corrida e insista no pagamento pelo método que escolheu no aplicativo.
Motorista diferente da foto do aplicativo: um perigo maior
Outro golpe comum envolve o motorista sendo diferente da foto mostrada no aplicativo. Isso pode ser extremamente perigoso, e o passageiro deve evitar entrar no carro se notar essa discrepância.
Para reportar uma situação dessas, acesse o aplicativo da Uber, vá em “Atividade”, selecione a corrida e clique em “Relatar problema de segurança”. Informe o ocorrido imediatamente.
Como tornar as viagens de Uber mais seguras?
Para aumentar sua segurança ao utilizar a Uber, siga estas dicas essenciais:
- Conferir a avaliação do motorista: veja a nota, número de corridas e comentários.
- Escolher e confirmar o método de pagamento antes de iniciar a viagem.
- Utilizar o U-Código: um código de segurança de quatro dígitos que deve ser informado ao motorista.
Para ativar o U-Código, acesse “Conta”, depois “Configurações” e “Confira sua viagem”. Selecione “Use o código para confirmar as viagens”.
A Uber emitiu um comunicado afirmando que não tolera comportamentos criminosos e está sempre inovando para prevenir fraudes, realizando análises manuais e automatizadas para detectar comportamentos fraudulentos. Eles também têm parceria com a Serpro para verificar informações de motoristas em tempo real.
Utilize a Uber com segurança
Os golpes na Uber são uma preocupação real, mas seguindo essas dicas e utilizando os recursos disponíveis no aplicativo, você pode tornar suas viagens mais seguras. Esteja sempre atento e não hesite em reportar qualquer problema para a Uber ou autoridades competentes.