São Paulo, 14 de dezembro de 2023 – Perfis de instituições do mercado financeiro e de portais de notícias especializados em finanças se destacaram na quinta edição do FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais, produzido pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados de Capitais e de Finanças) em parceria com o Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).
Amanda Brum, gerente executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados da ANBIMA, diz que essa edição do estudo revela uma mudança de paradigma na atividade de pessoas jurídicas na difusão de conteúdos sobre finanças e investimentos.
“Nas primeiras edições, víamos gente falando com gente, com a predominância de pessoas físicas entre os perfis monitorados. Com o passar do tempo, as empresas começaram a se inspirar nos influenciadores e publicar conteúdo de forma que antes era quase exclusiva dos finfluencers”, diz Amanda.
Segundo a executiva, ao mesmo tempo, muitos influenciadores criaram suas próprias empresas de análises, corretoras, portais de educação etc. “É um fenômeno que estamos muito curiosos para acompanhar de perto nas próximas edições do estudo”, completa a executiva.
Devido à recente relevância dessas empresas entre os influenciadores, a ANBIMA criou um ranking exclusivo para elas. Entre as dez mais relevantes no ranking, seis delas são portais especializados, duas são casa de análises e duas são produtores de conteúdo.
Veja o ranking completo:
1º Dica de hoje (casa de análise)
2º Bloomberg Línea (portal especializado)
3º Me Poupe! (produtor de conteúdo)
4º InvestNews (portal especializado)
5º Cointelegraph Brasil (produtor de conteúdo)
6º Empiricus (casa de análise)
7º Suno Notícias (portal especializado)
8º Money Times (portal especializado)
9º Criptofácil (portal especializado)
10º Clube do Valor (portal especializado)
O ranking considera cinco critérios: popularidade (número de seguidores); engajamento médio (interações médias medidas por curtidas, comentários e compartilhamentos); comprometimento (volume de publicações no período de monitoramento); autoridade (a capacidade de um influencer em dominar um ou mais assuntos relacionados ao universo de investimentos, a exemplo de criptomoedas ou ações, tornando-se uma referência na área) e articulação (o poder de se conectar e interagir com o ecossistema de investimentos, com diferentes públicos e outros finfluencers).
Sobre o Finfluence
A ANBIMA, em parceria com o IBPAD, monitora os influenciadores digitais de investimentos desde 2020. Para a quinta edição do relatório FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais, foram mapeadas 313.915 publicações de 515 influenciadores, responsáveis por 1.246 perfis no Facebook, Instagram, X e YouTube. Os dados foram coletados a partir de postagens públicas que estiveram em circulação entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2023.
Com informações da: https://www.anbima.com.br