O ano de 2023 começa com uma mudança que não altera a rentabilidade da renda fixa, mas transforma a percepção do investidor sobre seus ativos.
A regra, que vale a partir do dia 02/01/2023, muda a forma como os investimentos em renda fixa são apresentados, definindo a marcação a mercado como a padrão para exibir os valores das negociações, para refletir melhor o valor atualizado da carteira dos investidores.
A mudança oferece mais transparência para o investidor, porque reflete o preço do ativo mesmo quando ele é liquidado antes do vencimento. Desta forma, o Brasil se aproxima das economias dos países da Euroupa ocidental e dos Estados Unidos ao adotar o padrão internacional de exibir os ativos de renda fixa com a “nova” marcação.
A nova regra é aplicável a pessoas físicas e jurídicas, com exceção às empresas de médio e grande portes.
O que é marcação a mercado?
Ao investir em renda fixa, você empresta dinheiro para recebê-lo no futuro com seu valor corrigido pelo juros. Para mostrar quais são os ganhos ao longo do tempo usamos duas duas formas: a marcação na curva e a marcação a mercado.
A “marcação na curva” é o cálculo do valor da compra do título diariamente atualizado conforme o indexador escolhido (como inflação ou CDI) acrecido dos juros referentes à remuneração do papel ( ou taxa de compra). Desta forma, o valor da rentabilidade exibido ao investidor é o mais próximo da liquidação do investimento na data do vencimento. Portanto, caso opte por vender o ativo antes do vencimento, os números apresentados podem mudar – o que altera o preço do investimento. Já a “marcação a mercado” indica qual é o valor daquele título para ser vendido no mercado, naquele momento, de acordo com as taxas praticadas.
Embora a marcação na curva traga uma sensação de progresso linear, ela não reflete o valor real do ativo no dia a dia. Por outro lado, a “marcação a mercado” pode trazer um pouco de ansiedade em momentos de maior valorização ou desvalorização do ativo. Em ambos os casos, a rentabilidade do ativo não se altera, o que muda é a forma de enxergar a rentabilidade em sua carteira.