A partir de janeiro de 2025, a Marfrig (MRFG3) usará a Sadia, da BRF (BRFS3), como marca global para ampliar suas exportações de carne bovina. As empresas anunciaram a ampliação da parceria neste domingo (20), durante a SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras da indústria de alimentos do mundo.
O comunicado ocorreu em momento oportuno durante o evento, destacando mais um passo da estratégia das empresas para aumentar a presença internacional e potencializar a força da marca Sadia no mercado global.
Expansão internacional da Sadia
A marca Sadia, tradicionalmente conhecida por seus produtos de aves e suínos, está protagonizando uma forte expansão no mercado global de bovinos. Segundo Miguel Gularte, CEO da BRF, a estratégia busca sinergias entre BRF e Marfrig e visa oferecer mais opções para os clientes internacionais, ao mesmo tempo em que alavanca o crescimento global da marca.
O portfólio de bovinos da Sadia oferecerá cortes inteiros, fracionados, bifados e até produtos cozidos e congelados (Frozen Cooked Beef). Esse tipo de produto visa atender à crescente demanda por conveniência em mercados internacionais, o que pode atrair investidores interessados em empresas que inovam na oferta de alimentos prontos para consumo.
Parceria entre BRF e Marfrig no Brasil
No Brasil, a parceria entre Marfrig e BRF iniciada em setembro deste ano será ampliada. A marca Sadia passará a endossar toda a linha de cortes bovinos da Bassi, enquanto a Perdigão, marca presente em milhões de lares brasileiros, nomeará a linha de bovinos como “Perdigão Montana” a partir de novembro de 2024.
Essa ampliação da parceria entre as marcas no mercado nacional deve aumentar a expansão dos produtos de carne bovina, utilizando a força de distribuição da BRF, que é um dos principais players do setor alimentício no país.
Desdobramentos para o mercado
O fortalecimento da marca Sadia no mercado global, combinado com a expansão das marcas Bassi e Perdigão no Brasil, indica um movimento estratégico importante das empresas para consolidar suas posições nos mercados nacional e internacional.
A Sadia, considerada a marca de alimentos mais valiosa do Brasil, segundo o ranking Kantar BrandZ 2024, pode atrair novos consumidores e ampliar a fatia de mercado da BRF e Marfrig em um cenário global cada vez mais competitivo.
Segundo os executivos das empresas, a nova configuração deve aumentar a “sinergia” entre as marcas, que já estão implementando estratégias para compartilhar melhores práticas e otimizar seus processos. No âmbito operacional, a BRF e Marfrig também compartilham serviços, como fretes marítimos e gerenciam a expansão de unidades produtivas, buscando um melhor aproveitamento das capacidades produtivas.
Embora no cenário atual de sinergia entre a empresas a fusão possa não ser uma realidade tão próxima, o executivo da Marfrig e sócio controlador da BRF, Marcos Molina, ressalta que a expansão global da marca Sadia no mercado de bovinos é um exemplo claro do potencial de geração de valor que o trabalho conjunto entre as duas empresas pode alcançar.
*Com informações da agência de notícias CMA