A transformação digital vem acelerando a adoção das criptomoedas no mercado financeiro, apesar de também gerar preocupações sobre a proteção dos usuários, dado o histórico de volatilidade e ataques cibernéticos no setor.
O envolvimento de grandes empresas e personalidades influentes, como o PayPal e o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, aumenta a credibilidade e confiança nos criptoativos, mudando o mercado financeiro tradicional.
“Estamos testemunhando uma mudança de paradigma em que instituições financeiras estabelecidas estão abraçando os criptoativos como uma forma de diversificação e inovação”, explica Denise Cinelli, Chief Operating Officer (COO) da CryptoMKT.
O lançamento da PayPal USD (PYUSD), stablecoin — moeda digital ligada a ativos do mercado tradicional, como dólar e ouro — da própria empresa, mostra que as criptos são vistas como ferramenta financeira legítima e segura.
Cinelli também ressalta que Musk “vê as criptomoedas como o futuro das finanças descentralizadas”, e que seus movimentos neste espaço nos últimos anos confirmam essa tendência.
Avanços em segurança
Apesar das preocupações com segurança, as novas plataformas desenvolvidas por empresas tradicionais trazem mais camadas de segurança, devido a regulamentações e auditorias mais rigorosas.
“A segurança sempre foi um ponto central nas discussões sobre criptomoedas, e o envolvimento dessas instituições ajuda a construir mais confiança no mercado. Tecnologias como blockchain e smart contracts estão evoluindo para serem mais transparente e ágil do que os sistemas tradicionais”, explica a especialista.