No mundo das motocicletas, a Kawasaki Z900 é sinônimo de performance e design marcante. Para 2025, a marca traz diversas atualizações, principalmente focadas na tecnologia e no estilo. A conhecida postura agressiva do modelo foi mantida, mas com uma série de melhorias que visam refinar a experiência do piloto.
Enquanto o motor permanece o mesmo, as alterações no chassi e nos componentes eletrônicos são significativas. A profunda reavaliação da eletrônica revela o compromisso da Kawasaki em oferecer uma moto mais moderna e eficiente. Abaixo, são destacadas as principais mudanças e características da nova Z900 para o próximo ano.
Quais são as mudanças de design na nova Kawasaki Z900?
A Kawasaki preservou o design característico da Z900, mantendo sua postura de um velocista pronto para a ação. Novidades incluem uma cobertura mais estilizada para o radiador, feita agora de alumínio escovado com uma inscrição em Z, ao invés do tradicional plástico. O resultado é um visual mais sofisticado e arrojado.
O conjunto óptico foi totalmente renovado, com um farol mais compacto posicionado estrategicamente abaixo do tanque. Ele incorpora três LEDs, dois para luz baixa e um para luz alta. Na traseira, a tecnologia de guia de luz proporciona uma iluminação uniforme com um conjunto óptico em Full-LED, refletindo um estilo moderno e futurista.
A performance do motor da Z900 continua a mesma?
Embora o motor quatro em linha de 948 cm³ não tenha sofrido modificações estruturais, houve otimizações para melhorar o desempenho em baixas rotações. Nos mercados norte-americano e europeu, a diferença nos dados de potência é sutil, mas destaca a eficiência do novo acelerador eletrônico. Este componente promove uma aceleração mais linear e contribui para uma economia de combustível de 16%.
Outro ponto importante é a redução nas emissões poluentes em 11,3%, alinhando a Z900 com as exigências ambientais contemporâneas. Essa estratégia não só aumenta a eficiência, mas também reforça o compromisso ecológico da Kawasaki.
O que há de novo na eletrônica e nos sistemas de segurança?
A Kawasaki Z900 2025 vem equipada com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) que aprimora o controle de tração e o sistema ABS, ajustável conforme os três modos de pilotagem: Sport, Road e Rain. Para quem busca uma experiência personalizada, há um modo customizável, permitindo ajustes específicos na entrega de potência e nas intervenções do ABS.
Outras inovações incluem um piloto automático e um quickshifter up and down, que são complementados por um novo painel TFT de 5 polegadas. Este painel oferece dois modos de exibição e inclui um inclinômetro, útil para pilotos que preferem um feedback visual sobre a inclinação da curva.
Como se apresenta a estrutura da nova Z900?
O quadro de treliça de aço leve da Z900 foi reforçado, especialmente na área do eixo de direção, aumentando a rigidez sem comprometer o peso. A ergonomia foi melhorada com um banco cuja altura se mantém em 810 mm, resultado de ajustes no sub-quadro e na espessura da espuma, proporcionando maior conforto sem comprometer a centralização de massa.
- Kawasaki Z900 ABS: apresenta uma suspensão dianteira invertida ajustável e amortecedor traseiro conectado a um braço oscilante.
- Z900 SE: vem com amortecedor traseiro Öhlins S46 e freios dianteiros Brembo M4.32, garantindo um desempenho superior.
No mercado dos EUA, a previsão de chegada às concessionárias é no primeiro semestre de 2025, com preços iniciais a partir de US$ 9.999, dependendo das opções de cor e configuração. Apesar de ainda não haver confirmação sobre sua chegada ao Brasil, a expectativa é que sigamos o mesmo cronograma das atualizações anteriores.