A BRF S.A. (BRFS3) anunciou nesta terça-feira (17) a aquisição de 50% do capital social da Gelprime Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.,que atua no mercado de gelatina e colágeno, produtos obtidos a partir do processamento de matéria-prima de origem animal. O investimento foi de R$ 312,5 milhões, mas ainda está sujeito a ajustes.
A operação está alinhada à estratégia da BRF de diversificar o portfólio e aumentar a participação em produtos de maior valor agregado, com potencial para ampliar a rentabilidade da companhia. E a disponibilidade de matéria-prima de origem animal, utilizada na produção de gelatina e colágeno, é vista como um diferencial competitivo no setor.
Segundo Miguel Gularte, CEO da BRF, a empresa, que já atua como fornecedora de matéria-prima para a indústria de colágeno por meio da BRF Ingredients, também passará a fornecer insumos para a Gelprime.
Detalhes da aquisição da BRF
O Termo de Acordo estabelece os principais termos e condições para a aquisição, pela MBR, de participação de 50% do capital social da Gelprime, pelo valor de R$ 312,5 milhões.
A operação ocorreu por meio da MBR Investimentos Ltda.- MBR, sociedade integralmente controlada pela BRF, que firmou o acordo com as sociedades Viposa Participações Ltda., Indústria e Comércio de Couros Britali Ltda. e Vanz Holdins Ltda. (em conjunto,Vendedoras), as atuais detentoras de 100% do capital social da Gelprime Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. (Gelprime).
Plano de expansão da planta
O projeto da Gelprime inclui um plano de expansão da planta para atender à demanda crescente, sem planos de construir novas unidades. A fábrica, com 475 mil metros quadrados, é 100% automatizada e adota práticas sustentáveis, como reúso de água e circularidade de resíduos.
A Gelprime possui uma unidade produtiva em Londrina (PR), equipada com tecnologia avançada e padrões de qualidade nacionais e internacionais, fornecendo produtos para as indústrias de alimentos, bebidas e fármacos globalmente.
Próximos passos e aprovação regulatória
A transação ainda depende da assinatura dos documentos definitivos e da aprovação das autoridades concorrenciais brasileiras, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Espera-se que, após a aprovação, a Gelprime alcance 5% da produção global de gelatina e colágeno, impulsionada pelo suporte internacional da BRF. Atualmente, o grupo detém cerca de 2% do market share global do setor.
O setor é considerado altamente rentável devido às aplicações e novos usos de produtos com colágeno e gelatina. Desde 2018, o setor registrou um avanço em torno de 7% ao ano.
Segundo Vinícius Vanzella de Souza, CEO da Gelprime, a sinergia entre a Gelprime e a BRF Ingredients deve impulsionar o crescimento e fortalecer a presença global da BRF, frente a novas oportunidades do mercado.
*Com informações a agência de notícias CMA