O Ibovespa futuro opera entre altas e baixas com os investidores à espera do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, logo mais, e de outros diretores da instituição em que devem dar sinalizações sobre a política monetária do país.
O mercado fica com o foco totalmente voltado para o cenário internacional. Na Europa, o ambiente é hostil com a recessão econômica, nos Estados Unidos a preocupação é com a inflação e na China as revisões para baixo sobre o crescimento do país asiático este ano e em 2023 fez a moeda local, o yuan, se desvalorizar diante do dólar, alcançando o menor patamar desde 2008.
Aqui, os investidores ficam no aguardo dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que será divulgado pelo Ministério da Economia. Na reta final das eleições, o mercado deve ver mais volatilidade nos preços dos ativos.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro caía 0,09%, aos 109.215 pontos. Os futuros norte-americanos operavam mistos e as bolsas europeias no negativo. Na Ásia, os índices fecharam em queda.
Segundo analistas da Commcor Corretora, com a agenda de indicadores mais fraca, os investidores ficam atentos “às falas de Jerome Powell e demais integrantes do Fed”. Na véspera, James Bullard, do Fed de St. Louis, conhecuido como um dos membros mais duros do banco central norte-americano, reiterou que novas altasde juros estão a caminho devido ao cenário atual.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação



