O Copom manteve a taxa Selic em 13,75%, em linha com a expectativa da XP Investimentos e da maior parte dos analistas de mercado. “O comunicado, no entanto, trouxe elementos duros, para reforçarque se trata de uma pausa para avaliação, e não necessariamente do fim do ciclo de aperto monetário”, a análise é da economista da XP, Tatiana Nogueira.
Vale destacar que a decisão não foi unânime. Dois membros do Copom votaram a favor de alta adicional de 0,25pp. Foi a primeira decisão não unânime desde março de 2016.
As previsões para o IPCA referentes a 2022 e 2023 caíram no cenário de referência (de acordo com Selic e expectativas de inflação previstas pelo mercado). Por outro lado, subirammarginalmente para 2024, de 2,7% para 2,8% (ainda abaixo da metade 3,0%).
O Copom também enfatizou que o crescimento econômico tem se mostrado acima das expectativas, e acrescentou a dinâmica do hiato do produto aos riscos altistas de suas projeções. Quanto aos riscos baixistas, o Comitêadicionou a possibilidade de que a redução de impostos sobrecombustíveis não seja revertidacomo esperado.”Na nossa opinião, o hiato do produto é mais importante para a avaliação da política monetária do que a redução de impostos”.
No parágrafo final (e mais importante) da declaração, o Copom destacou que ” irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas” caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”.
Segundo Nogueira, com um tom mais duro, o Copom pretende evitar especulações de quando a Selic começará a cair, mantendo as condições financeiras apertadas. “Curiosamente, quanto mais duro Comitê soar agora, maior é a probabilidade de que o próximo passo seja um corte, (bem) adiante”. “Assim, acreditamos que a decisão de hoje é consistente com o nosso cenário de que a Selic permanecerá em 13,75% até meados do ano que vem, antes de começar a cair à medida que o processo de desinflação global e doméstico se tornar mais claro”, finalizou.
Dylan Della Pasqua ([email protected]) / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação




