A Alemanha está pretendendo nacionalizar a empresa de energia, Uniper, para aumentar sua segurança energética, que vem sendo fortemente ameaçada com os cortes de fornecimento russos.
A Bloomberg afirma que a preocupação do governo alemão é evitar um colapso “estilo Lehman” – grupo que quebrou na crise de 2008.
O governo alemão pretende aumentar a sua participação na NatGas Uniper SE em mais de 50%, também avaliando uma nacionalização.
Com os cortes no fornecimento de gás, feito pela russa, a Uniper está perdendo milhões de euros por dia, mesmo com os apoios de “pacotes de resgate” concedidos pelo governo.
A agência de notícia Reuters afirmou que o governo não pretende continuar oferecendo esses pacotes, mas está se preparando para injetar bilhões na empresa e aumentar sua participação.
A empresa “mãe” da Uniper, a Fortum Oyj, postou um comunicado afirmando que nenhuma decisão foi tomada e que “soluções alternativas” estão sendo discutidas.
“A deterioração do ambiente operacional e a situação financeira da Uniper devem ser levadas em consideração enquanto a Fortum, o governo alemão e a Uniper continuam suas discussões sobre uma solução de longo prazo”, disse a Fortum, acrescentando que “atualizará o mercado conforme e se necessário.”, afirmou em comunicado.Imagem: piqsels.com